Entrada Rede Social V Mosaico Social Encontro Interfóruns Fóruns Sociais de Freguesias debatem “Os desafios da Governança Local”

Fóruns Sociais de Freguesias debatem “Os desafios da Governança Local”

“Os desafios da Governança Local Partilhada - o caso dos Fóruns Sociais de Freguesia” é o tema do Encontro Inter-Fóruns que decorrerá no âmbito da 5ª edição do Mosaico Social, agendada para os dias 8 a 11 de junho, em Arrifana.

Separador Encontro Interfóruns

A iniciativa está marcada para o dia 8, entre as 18h30 e as 20h00, no Salão Paroquial daquela freguesia e estarão representados os 16 fóruns sociais de freguesias e os cinco fóruns sociais de uniões de freguesias que a Rede Social de Santa Maria da Feira já implementou desde que iniciou o processo da sua constituição em 2014.

O encontro permitirá mostrar à comunidade os múltiplos projetos e respostas sociais que estas estruturas têm vindo a desenvolver como forma concreta de responder aos problemas de cada uma das suas freguesias ou uniões de freguesias, tendo como premissas fundamentais o facto de os processos de desenvolvimento local deverem privilegiar a proximidade aos interlocutores locais e a valorização da ação dos parceiros já existentes, dos recursos e potencialidades do território. O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, fará a abertura do Encontro.

A semente foi lançada em 2014 pela Câmara Municipal, através da Rede Social de Santa Maria da Feira. Um ano depois, em 2015, nasceram nove fóruns sociais de freguesias e, dois anos volvidos, a Rede Social conta já com um total de 21 estruturas de apoio comunitário. No dia 8 de junho, no âmbito do V Mosaico Social, a comunidade será convidada a conhecer os seus projetos e respostas, através do visionamento de um vídeo “Projetos e Pessoas”, com imagens recolhidas no âmbito da ação desenvolvida pelos Fóruns Sociais. Naquele que será o segundo encontro dos fóruns sociais do concelho de Santa Maria da Feira, está ainda previsto o lançamento público do Caderno “Fóruns Sociais de Freguesia de Santa Maria da Feira - Aprendizagens e Estratégias para o Futuro” que pretende ser um registo daquelas que têm sido as principais áreas de intervenção dos fóruns sociais do território feirense, tais como o envelhecimento activo, a empregabilidade ou a conciliação de respostas entre os vários parceiros intervenientes, bem como divulgar as boas práticas desenvolvidas de que são exemplo as mercearias sociais, as hortas comunitárias ou a criação de centros de convívio para a população sénior.

Presente estará ainda a Rede Social de Vila Nova de Famalicão e Liliana Ferreira, psicóloga da Associação Bem-Estar, de Santa Maria de Lamas moderará o debate “Partilha e reflexão entre parceiros dos fóruns”.

As notas finais do Encontro estarão a cargo de Rogério Roque Amaro, Professor Associado do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa – Escola de Ciências Sociais e Humanas, seguindo-se, pelas 20h00, um Jantar Convívio, sujeito a inscrição prévia até ao dia 4 de junho, através do email mosaicosoccialfeira@gmail.com. A participação é gratuita.

Consulte o programa do II Encontro Inter-Fóruns.

A inovação do concelho da Feira pelos olhos do professor Roque Amaro