Entrada Rede Social Plano Ação das Comunidades Desfavorecidas AMP Sul

Plano Ação das Comunidades Desfavorecidas AMP Sul

Conscientes dos desafios cada vez mais exigentes de resposta aos problemas sociais, da importância do trabalho em rede e de parceria, e de uma cada vez maior necessidade de inovar, os Municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra, definiram no PAOITI – Plano de Ação das Operações Integradas do Território de Intervenção AMP SUL respostas sociais diferenciadoras, através da alavancagem e prossecução de iniciativas centradas na participação dos cidadãos, nas organizações, na responsabilidade social e na solidariedade.

Logo PACD

Unir esforços no combate à pobreza e alertar consciências na defesa do direito de todas as pessoas a viverem com dignidade é o mote para a nova abordagem integrada desenvolvida em cinco municípios – Arouca, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra - no âmbito do PAOITI – Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção AMP Sul, que conta igualmente com o envolvimento e o know how de diferentes atores locais que atuam em prol da coesão social.

O PAOITI AMP Sul está alinhado com os objetivos do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto (PACD – AMP) que resultou da candidatura da AMP ao Plano de Recuperação e Resiliência – Programa Integrado de Apoio às Comunidades Desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas.

Nele constam respostas de proximidade, articuladas e eficazes para minimizar as diferentes vulnerabilidades das comunidades desfavorecidas, consubstanciadas em ações e intervenções focadas não só na redução da pobreza e da exclusão, mas também na valorização e ampliação de competências humanas, sociais e económicas, e na promoção e qualificação dos recursos e das parcerias institucionais.

O PAOITI AMP Sul assumir-se-á, assim, como uma importante ferramenta no combate às desigualdades sociais, pobreza e exclusão, nas suas múltiplas dimensões – económica, educacional, política, cultural, habitacional, entre outras, junto das populações destes cinco municípios.

CalendarizaçãoDotação FinanceiraEixos Estratégicos de IntervençãoComunidades Desfavorecidas PriorizadasDestinatários

Início: 02.02.2022

Fim: 31.12.2025

24.360.000,00€

Envelhecimento Ativo e Saudável

Oportunidades e Acesso

Saúde e Bem-Estar

Rede de Recursos para a Inclusão

Direito a Crescer

Destino Emprego

Educação e Sucesso Educativo

Capacitação para o Planeamento e Estratégia de Intervenção

População Sénior e Idosa

Crianças e Jovens em situação de vulnerabilidade múltipla

Comunidades vulneráveis na Saúde

Pessoas com deficiência e/ou incapacidade em contextos multiproblemáticos

Agregados familiares de adultos ativos em situação de severa fragilidade socioeconómica

Adultos ativos em situação de risco social extremo

População sénior

Crianças e jovens em risco

Pessoas com doença mental

Vítimas de violência doméstica

Pessoas portadoras de deficiência

Desempregados de longa duração

Jovens à procura do 1º emprego

Minorias étnicas

Migrantes

Até novembro de 2023 foram aprovadas um total de 61 candidaturas (3 comuns aos 5 Municípios que integram a UTL AMP SUL), num total de 13 923 049,29€, correspondente a 57,2% do valor total de investimento.

Os projetos aprovados podem ser consultados aqui.

Os cinco Municípios, através do PAOITI AMP SUL, continuarão assim a abraçar o desafio de encontrar novos caminhos e a influenciar a criação de cenários futuros, contando para isso com o envolvimento de todos os atores locais que atuam em prol da coesão social nestes territórios, através de uma intervenção integrada e multidimensional, geradores da melhoria das condições de vida das populações residentes especialmente vulneráveis.

Barra