Entrada Rede Social V Mosaico Social Encontro Interfóruns A inovação do concelho da Feira pelos olhos do professor Roque Amaro

A inovação do concelho da Feira pelos olhos do professor Roque Amaro

Professor Associado do Departamento de Economia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), coordenador do novo curso de Pós-graduação e Mestrado em Economia Social e Solidária, daquele departamento, Rogério Roque Amaro tem sido consultor e formador de vários Projetos de Desenvolvimento Local e de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social em Portugal e nos PALOP.

Roque Amaro

É economista de formação, mas é nas pessoas que concentra todo o seu pensamento e ação. Aliás, define-se como um economista das pessoas e não dos números e folhas de cálculo de excel. Considerado um dos mais proeminentes especialistas em matéria de desenvolvimento social, tem sido o mentor de muitas das políticas sociais levadas a cabo pelo Município de Santa Maria da Feira. Os fóruns sociais de freguesia são uma das áreas que tem acompanhado com afinco e não tem dúvidas de que, nesta matéria, Santa Maria da Feira é pioneira e inovadora e deve ser olhada, pelo país, como um exemplo a seguir.

No próximo dia 8 de junho, no âmbito da quinta edição do Mosaico Social, a decorrer na freguesia de Arrifana, Roque Amaro será uma das figuras presentes no Encontro Inter-fóruns. A iniciativa permitirá colocar a nu todo o trabalho que tem sido realizado ao nível das políticas de desenvolvimento local em cada uma das 21 freguesias e uniões de freguesia do Concelho, implementadas através dos fóruns sociais, ou seja, plataformas que têm como principal objetivo “dar mais voz aos parceiros locais e à comunidade, através de uma partilha de poder e conhecimentos”. “O objetivo é, sobretudo, que os sem voz possam também vir dar a sua voz, transmitir os seus problemas ao fórum. Idealmente, mas ainda não chegamos aí, os fóruns deveriam ser como reuniões abertas à comunidade” – salienta.

Por isso, alerta, os fóruns nunca serão metas, mas processos em contínuo desenvolvimento e sustentados na ideia de que “todos podemos protestar, mas todos também podemos resolver e construir. Portanto, é um processo bem mais exigente”, mas com ganhos inegáveis.

A perspetivar já o futuro em termos de aquilo que será o Plano de Desenvolvimento dos Fóruns Sociais de Freguesia no Concelho da Feira, Roque Amaro aponta para a necessidade de se avançar para uma “segunda geração de fóruns”, que não se dediquem apenas a colmatar os problemas dos mais desfavorecidos, mas apostem no desenvolvimento sustentável. O professor está a acompanhar o desenho daquilo que será a atuação do Município nos próximos anos e aponta, desde já, algumas ideias chave: as empresas devem ser chamadas a integrar estas plataformas que, ao mesmo tempo, devem olhar cada vez mais para a realidade local de uma forma ampla e abraçar áreas como a Educação, o Ambiente, a Saúde.

O professor lembra que já há trabalho realizado neste sentido por alguns fóruns sociais do concelho da Feira, cujos exemplos serão apresentados durante a quinta edição do Mosaico Social. De 8 a 11 de Junho, na freguesia de Arrifana, não perca a oportunidade de conhecer a fundo os projetos sociais da comunidade do Município da Feira.