Entrada Notícias ePortugal | Informação para Cuidadores e Pessoas Cuidadas

ePortugal | Informação para Cuidadores e Pessoas Cuidadas

O ePortugal já dispõe de uma área dedicada a cuidadores e pessoas cuidadas, destacando os seus direitos e benefícios, medidas de apoio e serviços.

 

A sua meta é promover a um maior conhecimento da situação específica em que se encontra este conjunto de pessoas para que alcancem maior qualidade de vida. Pretende-se que esta área do ePortugal atenda personalizadamente as necessidades e expetativas dos cuidadores e pessoas cuidadas.

Conteúdos da área dos cuidadores

Na área dos cuidadores pode ser consultada informação sobre cuidados de saúde e apoio social, serviços onde podem ser prestados e abordagens temáticas conforme as situações concretas. Da informação disponível constam a oferta formativa, vídeos, manuais, relatórios e aplicações móveis que contribuem para facilitar e ajudar tanto os cuidadores como as pessoas cuidadas. Está também disponível informação sobre benefícios, apoios e outras prestações no âmbito da Segurança Social e da Saúde, um conjunto de perguntas frequentes, contactos e linhas de apoio.

A área dos cuidadores visa também ser uma ferramenta útil para os profissionais com especial interesse nesta matéria.

O Estatuto do Cuidador Informal, publicado a 6 de setembro de 2019, regulamenta os direitos e os deveres do cuidador e da pessoa cuidada, estabelecendo as respetivas medidas de apoio. Até janeiro de 2020 será criada regulamentação específica sobre esta matéria.

A área dos cuidadores é uma medida Simplex+ das áreas governativas da Presidência e da Modernização Administrativa, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e Saúde.

(fonte: https://www.portugal.gov.pt/)

O portal ePortugal veio substituir o antigo Portal do Cidadão, passando a agregar todos os serviços dedicados a cidadãos e empresas que se encontravam no Portal do Cidadão e no Balcão do Empreendedor, e tem como objetivo facilitar as interações entre cidadãos e empresas e o Estado, tornando-as mais claras e simples

eportugal