Entrada Rede Social V Mosaico Social Apresentações / Debates Roteiro da Cidadania em Portugal vai ‘parar’ no Mosaico Social para fazer pensar e agir

O “Roteiro Cidadania em Portugal: Parar, Pensar, Agir!” vai marcar presença na quinta edição do Mosaico Social, no dia 10 de junho, das 10h30 às 16h00.

Roteiro da Cidadania em Portugal

O movimento tem como objetivo desafiar as redes e as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação. Para isso, tem vindo a deslocar-se pelo território nacional com uma equipa de animação e comunicação e uma carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, que apoiam a dinamização de atividades propostas por parcerias locais. A ideia é pôr o país a pensar e a agir sobre as desigualdades, as discriminações e as violências que ainda persistem.

Durante a quinta edição do Mosaico Social, a decorrer entre esta quinta-feira até domingo, o Roteiro vai ‘estacionar’ em Arrifana e desafiar a comunidade a “parar” para dialogar e partilhar informação e conhecimento acerca da Cidadania e Igualdade; a “pensar” conjuntamente com as comunidades e as redes locais de parceria, estratégias de territorialização de políticas públicas; e a “agir” em prol da Cidadania e Igualdade, impulsionando todos os agentes de desenvolvimento social e mobilizando os recursos adequados em cada contexto.

O apelo é lançado à comunidade, às entidades da economia social e solidária, aos organismos do setor público e às empresas, porque – como diz o Artigo 13.º da Constituição da República Portuguesa, Princípio da Igualdade - “ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.”

Consulte a página de Facebook e o site Cidadania em Portugal.