Entrada Rede Social V Mosaico Social Apresentações / Debates Projeto Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills - Hecos for Ethics

O Hecos for Ethics é um projeto de cooperação internacional no âmbito da responsabilidade social e sustentabilidade que ao longo de três anos envolve nove parceiros de seis países diferentes: Itália, Suécia, Bélgica, Hungria, Eslováquia e Portugal.

Imagem Rosto Solidário

“Hecos for Ethics” (HECOS) é uma rede global que disponibiliza oportunidades de formação sobre competências, atitudes e conhecimento, para a promoção de formas de vida e trabalho sustentáveis, em cooperação com três tipos de partes interessadas: setor privado, ONG e entidades formadoras.

HECOS Consórcio

ONGD Rosto Solidário é o parceiro de Portugal, sendo o consórcio liderado pela AICCRE – Associazione Italiana del Consiglio dei Comuni e delle Regioni d’Europa – Federazione Veneta – de Itália.

O HECOS começa com um estudo que procura compreender quais as áreas mais relevantes no âmbito da responsabilidade social das empresas, junto das mesmas e de ONG. O estudo procura ainda identificar quais as competências éticas mais valorizadas pelos respondentes e, neste seguimento, quais as suas necessidades de formação.

As áreas temáticas identificadas são: Direitos Humanos, Trabalho, Ambiente, Segurança e Integridade Pessoal, Não-discriminação, Anticorrupção, Cadeia de Abastecimento Sustentável e Marketing Responsável.

Ao estudo segue-se a conceção de um manual de formação de nível 6 (Quadro Europeu de Qualificações) contemplando as áreas acima identificadas de acordo com um processo metodológico participativo e com base em princípios de educação não-formal.

O percurso de formação proposto é constituído por três etapas: (1) formação e aprendizagens temáticas, (2) experiência de terreno e (3) avaliação do percurso e reconhecimento das aprendizagens.

As experiências de terreno são guiadas por um catálogo que agrupa diferentes exemplos práticos de iniciativas, projetos e atividades no âmbito da responsabilidade social das empresas e desenvolvimento sustentável, dentro e fora do espaço europeu.

O Projeto contemplou a realização de três experiências piloto que permitiram testar o percurso de formação HECOS: Summer School Sustainable Management, setembro de 2016 em Bruxelas; HECOS for Ethics Campus, setembro de 2016 na Sicília; Intercâmbio HECOS for Ethics, janeiro de 2017 em Santa Maria da Feira.

O Projeto será apresentado no próximo dia 10 de Junho, às 17h00, no âmbito da quinta edição do Mosaico Social, a decorrer na freguesia de Arrifana.

Rosto Solidário