Entrada Rede Social V Mosaico Social Apresentações / Debates Fórum Sénior - Campanha de Afetos

Fórum Sénior - Campanha de Afetos

“Afetos (Abraços Precisam-se)” é o tema da campanha que o Fórum Sénior de Santa Maria da Feira vai lançar, no próximo dia 9 de Junho, no âmbito da quinta edição do Mosaico Social, a decorrer na freguesia de Arrifana.

 

Fórum Sénior

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a realidade da violência nos idosos e o público-alvo serão as crianças. A campanha decorrerá em todas as escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho, numa parceria com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e vai funcionar como projeto-piloto na Área Metropolitana do Porto, a partir do final do ano. A apresentação do projeto está marcada para o dia 9 de junho, às 16h00, no recinto do Mosaico Social (Largo da Feira dos Quatro).

Os dados mostram a dureza da realidade. O Fórum Sénior de Santa Maria da Feira saiu para o terreno e, ainda que sem base científica, tomou o pulso às vivências dos mais velhos e percebeu que, segundo os inquéritos realizados, 70% dos idosos do concelho estão sujeitos a violência psicológica e 25% sofrem de maus tratos físicos. “Ainda que tenhamos uma rede de assistência que funciona como aquilo a que designo de rede de trapezista, a verdade é que há ainda muitos idosos que vivem com graves problemas” – refere Horácio Sá, responsável pelo Fórum Sénior de Santa Maria da Feira. Uma realidade que, pela sua experiência, é muito idêntica àquela que afeta também as crianças, pelo que a ideia da campanha “faria mais sentido se se juntassem estas duas gerações”.

“Pretendemos mostrar às crianças, através deste projeto, que o melhor remédio para combater a violência nos idosos são duas colheres de amor e afeto por dia” – explica Horácio Sá. Portanto, a ideia é mostrar aos mais novos que os avós são as pessoas mais importantes das suas vidas, logo a seguir aos pais. “Vamos falar, sobretudo, de afetos e o tema dará o mote para debates e atividades curriculares, uma vez que o projeto estará integrado no plano educativo do próximo ano do Pelouro da Educação da Câmara Municipal” – refere. “Vamos enaltecer a riqueza dos saberes dos idosos e sublinhar o seu importante papel na construção do que hoje somos e do nosso futuro” – acrescenta.

A todos as crianças do 1º ciclo do ensino básico será entregue um marcador de livros e um flyer. “É a tua vez de os fazer felizes” é o apelo direcionado aos mais novos. No final do ano, vai ser ainda atribuído a cada criança um Diploma Cavaleiro dos Afetos. “As crianças serão nomeadas Cavaleiros dos Afetos e terão que se comprometer que vão estar atentas para que nem meninos nem idosos sejam mal tratados”- nota o responsável pelo Fórum Sénior.

Horácio Sá reconhece que o projeto é simples, mas não tem dúvidas do seu impacto. “Contamos ter uma taxa de sucesso muito grande” – prevê. A meta é que, no prazo de três anos, a violência sobre os idosos no concelho reduza em cerca de 40 a 60%.

O projeto dos Afetos foi, entretanto, escolhido pela Área Metropolitana do Porto para funcionar como projeto-piloto em todo o território metropolitano e o Município da Feira tenciona ainda colocá-lo na Rede Internacional. “Queremos que o nosso projeto seja útil a outros e depositamos nele uma enorme esperança” – evidencia Horácio Sá.