Entrada Rede Social V Mosaico Social Abecedário da Saúde Apresentação Pública do Projeto "Abecedário da Saúde"

Apresentação Pública do Projeto "Abecedário da Saúde"

Considerando a importância que a literacia em saúde assume na promoção de uma maior qualidade de vida, bem como numa efetiva e eficiente prestação de cuidados por parte dos serviços, o Município de Santa Maria da Feira está a desenvolver o projeto “Abecedário da Saúde”.

AbecedriodaSade.jpg

O “Abecedário da Saúde” vai fomentar a aquisição de conhecimentos e competências na promoção da saúde e na tomada de decisões no acesso a bens e/ou serviços de saúde, reforçando a autonomia e participação ativa dos cidadãos. A apresentação pública acontecerá no próximo dia 9 de junho (sexta-feira), pelas 11h00, na Escola EB2,3 de Arrifana, no âmbito da quinta edição do Mosaico Social.

“Abecedário da Saúde” é um projeto pedagógico na área da Literacia em Saúde que aborda áreas tão diversas como a alimentação, a atividade física, a tensão arterial, o colesterol, a glicémia, a saúde oral, a vacinação, os rastreios de saúde e a equipa de saúde familiar. O projeto surge de uma candidatura ao Programa Inovar em Saúde, junto da Fundação Calouste Gulbenkian, e tem como parceiros a Unidade de Cuidados à Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde Entre Douro e Vouga I - Feira/Arouca, a Associação Diabético Feira, as Termas de S. Jorge, o Centro Social de Souto, a Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião e a Escola de Enfermagem do Porto.

Nesta fase serão disseminados os três instrumentos pedagógicos e informativos elaborados - um vídeo, um jogo de tabuleiro e um jogo digital. Destinados à população em geral, particularmente aos seniores e jovens, estes instrumentos servirão ainda como ferramenta de trabalho para os técnicos de saúde na execução das suas ações de formação junto da população.

Os dois jogos (digital e de tabuleiro) apresentam uma configuração acessível, permitindo o seu uso intergeracional a partir dos 12 anos de idade. O vídeo estará disponível para consulta na plataforma da Rede Social de Santa Maria da Feira e o jogo digital estará alojado no servidor da Câmara Municipal e acessível para que todos os interessados o possam jogar, sendo apenas necessário possuir um computador, tablet ou telemóvel com acesso à Internet. Por sua vez, o jogo de tabuleiro estará disponível nas bibliotecas escolares e municipais, assim como pelos serviços de saúde, pelos vários agrupamentos escolares, pelas IPSS's e outras entidades da Rede Social de Santa Maria da Feira, permitindo o acesso em locais sem internet e junto de públicos sem conhecimentos digitais.

(clique na imagem)

programa