Entrada Notícias ToolKit | Pinocchio Joins The Orchestra (On S.TR.E.E.T) | Orquestra Criativa SMF | Programa Erasmus+

ToolKit | Pinocchio Joins The Orchestra (On S.TR.E.E.T) | Orquestra Criativa SMF | Programa Erasmus+

O Toolkit é um documento que apresenta os resultados do Projeto Pinocchio Joins The Orchestra (On S.TR.E.E.T) | Programa Erasmus+.

 

O Toolkit é o resultado de um processo de integração entre os sistemas de ensino de música formal e não formal para atividades de orquestra e ensemble. Três redes de escolas europeias reuniram-se no projeto sobre os princípios da educação pelos pares, aprendizagem cooperativa, inclusão social através da música, e, a utilização do digital no ensino da música.

Durante três anos, cada parceiro aprendeu algo novo com os outros e contribuiu para um intercâmbio sofisticado de metodologias. Citando apenas alguns aspetos, a associação Music Art Project que colabora com escolas na Sérvia contribuiu partilhando os princípios do Sistema Abreu aplicados na Europa e em particular a capacidade de incluir alunos oriundos de diferentes realidades sociais e culturais em risco de marginalização social através da educação entre pares; a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, de Portugal, contribuiu com a partilha  do método de criação musical orgânica caracterizado pela participação intuitiva e imediata em sessões de ensemble musical com pessoas de diferentes faixas etárias sem conhecimentos musicais, alunos com dificuldades académicas e pessoas com deficiência; o sistema escolar italiano tradicional da Pisa Music Network retrabalhou esses elementos não formais em atividades educacionais que também incluem aspetos teóricos musicais.

Em cada ano, foi criado um processo de composição musical compartilhado entre os parceiros ao longo de todo o ano letivo, para que a colaboração entre participantes e professores/artistas e técnicos de diferentes países fosse mais intensa e levasse a uma maior integração das metodologias de ensino. A possibilidade de colaboração entre alunos e professores de diversos países não só em momentos de encontros em conjunto com a mobilidade europeia, mas também e sobretudo ao longo do ano letivo através da área de e-learning Moodle e das ferramentas musicais digitais da plataforma, permitiu a troca contínua de material (partituras, gravações de áudio, vídeos, tutoriais, projetos musicais, etc.) aumentando o processo contínuo de enriquecimento e conhecimento de diferentes culturas e diferentes abordagens do ensino musical. Esse processo durou todo o período do projeto, inicialmente como experimental, encontrando sua estrutura definitiva no terceiro ano, dividido em 3 fases principais e descrito no Kit de Ferramentas. A cada ano mais capítulos retirados do livro "As Aventuras de Pinóquio" eram selecionados pelos participantes de cada país e cada grupo começava a criar as composições musicais relativas aos capítulos escolhidos. As composições musicais em construção foram compartilhadas entre os participantes que trabalharam juntos até que fossem concluídas após os diversos intercâmbios. Desta forma, as composições musicais foram co-criadas pelos três países envolvidos no projeto.

O Kit de Ferramentas inclui uma análise aprofundada das sessões de pesquisa realizadas durante as atividades do LTTA e nos inúmeros workshops nas 3 redes de orquestras, e também contém a descrição da nova metodologia de ensino musical que as três redes de escolas envolvidas desenvolveram. Além disso, o kit de ferramentas descreve o processo pelo qual os parceiros do projeto integraram as diferentes metodologias dos países europeus através de um caminho bem estruturado resultante da experimentação de 3 anos do projeto. Este processo também pode ser usado por outras organizações interessadas em integrar diferentes sistemas, formais e não formais, de educação musical.

Clique na imagem para saber mais:

ToolKit