Entrada Notícias Santa Maria da Feira organiza “Campus Musical Online 2020”

Santa Maria da Feira organiza “Campus Musical Online 2020”

De 27 a 31 de maio, 35 jovens e professores de Itália, Portugal (Santa Maria da Feira) e Sérvia reuniram-se, através de videoconferência, para criar Música, concluindo as criações musicais desenvolvidas nos workshops de composição, dando forma ao “Campus Musical Online 2020”, no âmbito do Projeto “Pinocchio Joins The Orchestra” – Erasmus +.

 

Nos últimos dois anos, estes jovens reuniam-se num Campus Musical e, presencialmente, trocavam experiências, aprendiam novas abordagens musicais e desenvolviam criações musicais. A atual crise pandémica não permitiu a presença física, mas o projeto adequou-se à nova realidade e as novas tecnologias deram uma ajuda.

O parceiro português – Município de Santa Maria da Feira, com a Orquestra Criativa – organiza esta edição, um pouco diferente na forma, mas com os mesmos objetivos: promover o intercâmbio cultural, o conhecimento de novas pessoas e maneiras diferentes de abordar a música, proporcionar aos jovens músicos experiências diversas, enriquecedoras e com impacto positivo na sua formação, enquanto cidadãos e futuros músicos.

Nestes cinco dias, os jovens tiveram a oportunidade de desenvolver um laboratório de música onde deram vida a uma faixa de áudio, com recurso às ferramentas digitais disponíveis na plataforma www.pinocchio.band/; uma oficina de artes plásticas, através da qual criaram as imagens para o vídeo final; percussão corporal; jogos de interação; entre muitas outras atividades que tornaram esta experiência enriquecedora.

Deste Campus Musical Online 2020 resultou um videoclip da música “A Ilha das Abelhas Laboriosas”.

"A Ilha das Abelhas Laboriosas" foi o capítulo do livro “ As Aventuras de Pinóquio”, de Carlo Collodi, escolhido pela Orquestra Criativa de SMF, para enquadrar um tema musical que teve o seu início nas sessões do grupo da Cercifeira.

Este trabalho foi desenvolvido nos laboratórios semanais com os diferentes grupos (seniores, pessoas com deficiência, crianças e jovens) que compõem a Orquestra Criativa SMF, e, enviada para o parceiro italiano, Una Rete Per la Música, que deu continuidade ao processo musical criativo, e, a enviou aos colegas sérvios, Music Art Project, que finalizaram a composição musical com os seus alunos, num processo colaborativo de criação musical.

A gravação com o recurso à ferramenta soundtrap e a edição da composição musical coletiva da música, bem como os desenhos que acompanham o videoclip são resultado do trabalho desenvolvido no Campus Digital que se realizou durante 5 dias online.

Pinocchio Joins The Orchestra” é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+, da União Europeia, e tem como objetivo principal promover a música, em particular a música orquestral, como ferramenta de ensino, através do recurso à comunicação universal e interação social. O projeto convida os seus jovens participantes, estudantes de diferentes países europeus, a um processo de maturação não muito diferente do realizado pelo famoso boneco Pinóquio, criado por Carlo Collodi.

Os parceiros internacionais de Pinóquio que se juntam à orquestra são o Instituto Compreensivo Liana Strenta Tongiorgi (Itália); o Município de Santa Maria da Feira (Portugal); o Music Art Project (Sérvia); a Fundação Nacional Carlo Collodi (Itália); o Open Street Festival Aisbl (Bélgica).

(fonte: Município de Santa Maria da Feira)

Clique na imagem para assistir ao video:

A Ilha das Abelhas Laboriosas