Entrada Notícias Santa Maria da Feira - Prémio "Viver em Igualdade"

Santa Maria da Feira - Prémio "Viver em Igualdade"

As boas práticas do Município de Santa Maria da Feira em matéria de igualdade de género foram reconhecidas e distinguidas pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género com o Prémio Viver em Igualdade. O presidente da autarquia, Emídio Sousa, recebeu o galardão no Museu da Cidade, em Lisboa.

Prémio Viver em Igualdade

Este prémio bienal destina-se a distinguir municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação, quer na sua organização, quer nas atividades por si desenvolvidas.

“As autarquias devem ser impulsionadoras de políticas públicas que promovam a coesão e o desenvolvimento social, assentes num compromisso em que a promoção da igualdade e qualidade de vida dos seus munícipes esteja efetivamente presente na sua atuação”, salientou o autarca na cerimónia de entrega do Prémio Viver em Igualdade, que contou com a presença de Lucília Ferra, diretora-geral das Autarquias, e Fátima Duarte, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Emídio Sousa congratulou-se com a atribuição deste certificado de mérito, que reconhece e premeia “o longo caminho percorrido pelo município para a promoção da igualdade de género no concelho, que remonta a 1997 com a criação do Projeto Direitos & Desafios”, centrado no combate à violência doméstica, na promoção da cidadania e no combate à discriminação.

“Este prémio ‘obriga-nos’ a assumir o compromisso de continuar a promover ações inovadoras de responsabilidade no nosso município, constituindo um modelo para outros setores do mercado de trabalho”, considera o responsável máximo pelo executivo feirense, que tem a seu cargo pasta da Ação Social e Qualidade de Vida.

A candidatura de Santa Maria da Feira ao Prémio Viver em Igualdade teve por base todas as ações do município promotoras da igualdade de género, cidadania e não-discriminação, destacando-se o historial do projeto Direitos & Desafios, em particular a resposta Espaço Trevo, com intervenção ativa na área da violência doméstica e de género, bem como todas as ações integradas no Plano Municipal para a Igualdade de Género, que emergem do Gabinete de Igualdade de Género (ações de sensibilização e formação) e serviços (apoio psicossocial, aconselhamento jurídico e consultoria), destacando-se o Espaço Filhos, resposta criada para apoiar os funcionários municipais no acolhimento e acompanhamento dos seus filhos nas pausas letivas.

classificado em: