Projeto TransformArte – Rede d’Arte Comunitária de Santa Maria da Feira
A apresentação teve início com o visionamento de um vídeo demostrativo da diversidade de participantes, linguagens artísticas e entidades parceiras que contribuem para a boa execução do Projeto. Seguiu-se uma breve apresentação da estrutura do Projeto e dos artistas que compõem o núcleo artístico e terminou com uma performance protagonizada pelo grupo Poesia no Corpo. Corpo na Poesia, em que, através da dança e da palavra, representaram o mote do seu trabalho - “Cuidar de Mim”.
Clique na imagem para assistir ao vídeo:
O Projeto TransformArte – Rede d’Arte Comunitária, desafia o histórico de trabalho presente em Santa Maria da Feira no domínio da arte comunitária e o reconhecido papel da mesma, como catalisador da transformação pessoal e consequentemente social, a constituírem-se como uma rede de iniciativas de integração social através da arte comunitária.
Os seus principais objetivos são a estruturação de uma rede de ação social artística sustentável através do investimento na capacitação das associações, companhias e artistas locais, destinado a incentivar o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais junto de pessoas com necessidades específicas de funcionalidade, incapacidade e suas famílias; população sénior, em situação de fragilidade social; crianças e jovens em risco; e pessoas com doença mental.
O Projeto estrutura-se em 5 Ações, com diferentes características e públicos-alvo:
- Ação 1 – Teatro de Arte Adaptada (jovens e adultos portadores de deficiência);
- Ação 2 – Teatro Terapêutico e Oficinas Cénicas (crianças, jovens e adultos com doença mental);
- Ação 3 – Música com séniores e C.ª (população sénior);
- Ação 4 – Aproximar_Teatro nas Escolas (jovens portadores de deficiência em contexto escolar);
- Ação 5 – Arte + Acessível (todos os públicos-alvo nomeados anteriormente e comunidade em geral).
O Município de Santa Maria da Feira, através da cooperação entre os setores da Educação e da Ação Social, coordena o Projeto, e a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissetorial de Solidariedade Social, CRL. e a AMICIS – Associação de Amigos por uma Sociedade Inclusiva em Sanguedo, são entidades parceiras. O Projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (NORTE 2020), através da Tipologia de Intervenção “Cultura para Todos”.