Entrada Notícias Projeto TransformArte – Rede d’Arte Comunitária de Santa Maria da Feira

Projeto TransformArte – Rede d’Arte Comunitária de Santa Maria da Feira

O Projeto TransformArte – Rede d’Arte Comunitária de Santa Maria da Feira, foi apresentado publicamente no dia 30 de junho de 2021, integrado na reunião plenária do Conselho Local de Ação Social, que teve lugar no Europarque.

A apresentação teve início com o visionamento de um vídeo demostrativo da diversidade de participantes, linguagens artísticas e entidades parceiras que contribuem para a boa execução do Projeto. Seguiu-se uma breve apresentação da estrutura do Projeto e dos artistas que compõem o núcleo artístico e terminou com uma performance protagonizada pelo grupo Poesia no Corpo. Corpo na Poesia, em que, através da dança e da palavra, representaram o mote do seu trabalho - “Cuidar de Mim”.

Clique na imagem para assistir ao vídeo:

TransformArte

O Projeto TransformArte – Rede d’Arte Comunitária, desafia o histórico de trabalho presente em Santa Maria da Feira no domínio da arte comunitária e o reconhecido papel da mesma, como catalisador da transformação pessoal e consequentemente social, a constituírem-se como uma rede de iniciativas de integração social através da arte comunitária.

Os seus principais objetivos são a estruturação de uma rede de ação social artística sustentável através do investimento na capacitação das associações, companhias e artistas locais, destinado a incentivar o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais junto de pessoas com necessidades específicas de funcionalidade, incapacidade e suas famílias; população sénior, em situação de fragilidade social; crianças e jovens em risco; e pessoas com doença mental.

O Projeto estrutura-se em 5 Ações, com diferentes características e públicos-alvo:

• Ação 1 – Teatro de Arte Adaptada (jovens e adultos portadores de deficiência);
  • Ação 2 – Teatro Terapêutico e Oficinas Cénicas (crianças, jovens e adultos com doença mental);
  • Ação 3 – Música com séniores e C.ª (população sénior);
  • Ação 4 – Aproximar_Teatro nas Escolas (jovens portadores de deficiência em contexto escolar);
  • Ação 5 – Arte + Acessível (todos os públicos-alvo nomeados anteriormente e comunidade em geral).

O Município de Santa Maria da Feira, através da cooperação entre os setores da Educação e da Ação Social, coordena o Projeto, e a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissetorial de Solidariedade Social, CRL. e a AMICIS – Associação de Amigos por uma Sociedade Inclusiva em Sanguedo, são entidades parceiras. O Projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (NORTE 2020), através da Tipologia de Intervenção “Cultura para Todos”.