Entrada Notícias O Crescer do Ler - Projeto de Literacia Emergente

O Crescer do Ler - Projeto de Literacia Emergente

Este projeto, promovido pela FAPFEIRA - Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Santa Maria da Feira, em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, está a ser implementado nos jardins-de-infância da rede pública do concelho.

O projeto visa prevenir e minimizar precocemente as dificuldades inerentes ao processo de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências de literacia emergente. Inúmeras investigações têm vindo a demonstrar que o desenvolvimento de competências de literacia em idades precoces desempenha um papel importante e decisivo no posterior processo de aprendizagem e de aquisição da leitura e da escrita. É nesse assimilar de competências, conhecimentos e experiências precoces sobre a linguagem oral e escrita por parte da criança que se focaliza e se alicerça "O Crescer do Ler".

Projeto O CRESCER DO LER - Literacia EmergenteNeste âmbito, cerca de 800 crianças finalistas da educação pré-escolar integradas em 57 jardins-de-infância beneficiam deste projeto, resultado de uma parceria entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, os psicólogos dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) e os educadores dos estabelecimentos de educação pré-escolar de todos os Agrupamentos de Escolas, que contam com a colaboração de outros nove psicólogos, com o objetivo de identificar e detectar precocemente dificuldades nos domínios da literacia emergente, de modo a se proceder, posteriormente, a uma intervenção mais dirigida e intensificada às características específicas de cada grupo e/ou criança.

A fase inicial do projeto, já em curso, visa a caracterização de cada grupo/turma no domínio da literacia emergente, que orientará a planificação da intervenção a implementar pelos educadores, em consultadoria com o psicólogo do SPO do Agrupamento, através da definição de objetivos e de estratégias específicas, visando a prevenção das dificuldades de aprendizagem, por meio da garantia de adequação do currículo e instruções fornecidas.

Os resultados desta intervenção serão reavaliados no final do ano letivo, sendo que os dados obtidos constituirão uma medida útil e adicional aos educadores, aquando da formação de turmas e da transição da criança para o 1.º ano de escolaridade, assim como na comunicação com os pais e encarregados de educação.