Entrada Notícias Projeto LUCity! (Light Urban City!)

Projeto LUCity! (Light Urban City!)

O LUCity! (Light Urban City!) é um programa de mobilidade de artistas, para a criação de instalações luminosas no espaço público em co-criação com a comunidade local, ativando os cidadãos para a ligação entre a arte e o espaço público.

A primeira ação do LUCity! em Portugal decorre em Santa Maria da Feira, no Mercado Municipal, entre novembro e dezembro de 2018, sendo dinamizada pela 4iS - Plataforma para a Inovação Social, com o artista português Monsenhor enVide neFelibata e o coletivo grego entropikalab.

O LUCity! é financiado pelo programa Creative Europe, da União Europeia, e desenvolvido pela 4iS - Plataforma para a Inovação Social (Aveiro, Portugal) em parceria com a House! – Society for People and Places (Maribor, Eslovénia), o Kirklees Theatre Fund – The Lawrence Batley Theatre (Huddersfield, Reino Unido) e Bass Culture (Bari, Itália).O LUCity! Santa Maria da Feira é uma colaboração entre a 4iS - Plataforma para a Inovação Social e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira: Pelouro da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus e o Imaginarius Centro de Criação.

LUCity

No próximo sábado, 17 de Novembro, será realizada uma Oficina de "emotional mapping" (mapeamento emocional) no centro da cidade. Com esta atividade pretende-se realizar um diagnóstico das emoções que os cidadãos desenvolvem na sua relação com o espaço público, testando ferramentas de observação e expressão, através da fotografia, vídeo, desenho, som e outras linguagens. Este exercício tem como objetivo co-criar um mapa emocional com a comunidade, enquanto instrumento de apoio ao pensamento e planeamento do espaço público. O ponto de encontro é no Imaginarius Centro de Criação, às 9h30. Os participantes vão circular livremente pelo centro da cidade, observando, registando e refletindo. Às 14h30 retoma-se a atividade no Imaginarius Centro de Criação, onde se vão partilhar os registos e desenvolver ferramentas de storytelling para a construção de narrativas sobre a experiência de cada participante.

Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018, das 14h00 às 16h30, acontecerão, também, Oficinas comunitárias sobre instalações luminosas, para maiores de 16, com o coletivo grego entropikalab, de interação de materiais simples (como papel e acessórios têxteis) com luz, em objetos arquitetónicos, contribuindo para a co-construção da instalação artística no Mercado.

A participação nas atividades é gratuita mas a inscrição é obrigatória.

Projeto LUCity