Entrada Notícias Projeto Direitos & Desafios | eixo 2 - Intervenção Familiar e Parental

Projeto Direitos & Desafios | eixo 2 - Intervenção Familiar e Parental

O Direitos & Desafios é um projecto de desenvolvimento comunitário que objectiva, prioritariamente, o combate à pobreza e exclusão social no concelho de Santa Maria da Feira, recorrendo para tal a ações executadas com entidades parceiras.

O projeto atua no âmbito do empreendedorismo e da empregabilidade, na intervenção familiar e parental e na capacitação da comunidade e das instituições, tendo como entidade coordenadora local a Cooperativa Casa dos Choupos, CRL e como entidades executoras a ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria, a AMICIS - Associação de Amigos por uma Comunidade Inclusiva em Sanguedo e o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal. Destaca-se, ainda, o papel do Município que ao longo dos anos tem sido parceiro fundamental na promoção do Direitos & Desafios.

Este projecto desenvolve a sua acção em torno de três eixos de intervenção:

• Eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação;
  • Eixo 2 - Intervenção Familiar e Parental;
  • Eixo 3 - Capacitação das Comunidades e Organizações.

Intervenção familiar e parental

No âmbito do Eixo 2 podemos encontrar dois espaços distintos:

• Espaço Trevo - espaço de apoio a situações de violência doméstica no concelho de Santa Maria da Feira.

• Espaço Famílias – espaço de reflexão sobre os problemas ligados à família. Neste espaço são disponibilizados os seguintes serviços: CRE (Centro de Recursos Especializados) - bolsa de recursos nas áreas de Psiquiatria, Pedopsiquiatria, Terapia Familiar, Mediação familiar; área educativa - reforço de competências ao nível da educação parental através dos Clubes de Pais e Cegonha & Companhia (serviço de apoio a grávidas em risco social na (re)definição do seu projeto de vida); área lúdica, através da Oficina de Dança Inclusiva e Oficina Jogar & Aprender.

As respostas acima enunciadas encontram-se operacionais, pelo que é possível fazer sinalizações (nomeadamente as que dizem respeito ao Espaço Trevo, ao CRE e ao Cegonha & Companhia), através das seguintes fichas de referenciação:

As fichas podem ser enviadas para o e-mail direitosedesafios@gmail.com. Em caso de dúvidas ou caso pretenda obter informações adicionais, poderá contactar a equipa do projeto através do  256 365 665.