Entrada Notícias Serviços de Mediação Familiar e Terapia Familiar e Conjugal - Projeto Direitos & Desafios

Serviços de Mediação Familiar e Terapia Familiar e Conjugal - Projeto Direitos & Desafios

Serviço de Mediação Familiar

Espaço Famílias

 

O Serviço de Mediação Familiar do Espaço Famílias, em parceria com a Associação ViaMediar, pretende constituir-se como uma resposta específica que muna os casais de conhecimentos que lhes permitam uma mais fácil e menos traumatizante separação e a manutenção de um sentido de responsabilização perante os filhos (casais casados ou não casados, que tenham decidido separar-se ou divorciar-se ou que já se encontrem separados).

 

A mediação familiar não se cinge apenas à relação do casal em rutura, nem à relação dos progenitores com os filhos, estendendo-se a outras dinâmicas relacionais e afetivas da família, nomeadamente as intergeracionais, como por exemplo avós e netos, tios e sobrinhos, cunhados, etc.

As partes são apoiadas por um mediador devidamente certificado, que os ajuda a negociar os termos do acordo, tendo em conta as necessidades e interesses de ambas, numa resolução integrativa em que todos saiam beneficiados.

Serviço de Terapia Familiar e Conjugal

Postal do Espaço Famílias

 

O Serviço de Terapia Familiar e Conjugal do Espaço Famílias, em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, constitui-se como uma resposta específica que trabalha com famílias e casais para estimular a mudança e o desenvolvimento. A Terapia Familiar vê a mudança em termos dos sistemas de interação entre os membros da família e enfatiza as relações familiares como um importante fator de bem-estar psicológico.

 

A Terapia familiar poderá ajudar as famílias e os casais em situações como as seguintes: conflitos constantes e recorrentes, dificuldades sexuais, sentimentos de indiferença em relação ao companheiro, comunicação disfuncional, ênfase nos aspetos negativos da relação, diminuição de momentos familiares divertidos, mal-estar devido a dificuldades na conciliação da dimensão familiar e profissional, crise devido à existência de relação extraconjugal, dificuldades no relacionamento com as famílias de origem, situações de conflito com os filhos, entre outros.

Os destinatários de ambos os serviços são a comunidade em geral, sendo que a referenciação é realizada em ficha própria a ser solicitada pelos técnicos da Rede Social ao Espaço Famílias.