Entrada Notícias Projeto Cuidar de Quem Cuida - Abertura de Gabinetes de Apoio ao Cuidador

Projeto Cuidar de Quem Cuida - Abertura de Gabinetes de Apoio ao Cuidador

O Cuidar de Quem Cuida é um projeto implementado desde 2009 no Concelho de Santa Maria da Feira que desenvolve respostas específicas para os cuidadores (familiares, amigos, vizinhos…) de doentes com demência, como por exemplo doença de Alzheimer.

Imagem Cuidar de Quem Cuida

Este projeto tem como entidade promotora o CASTIIS - Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo, e entidades parceiras a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e CASO50+. O financiamento provém do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, operacionalizado pelo Programa Cidadania Ativa, com gestão da Fundação Calouste Gulbenkian.

Uma das respostas disponíveis através deste projeto é a realização de grupos psicoeducativos, que têm como objetivo informar os cuidadores sobre os cuidados de saúde a prestar aos doentes e os apoios sociais e económicos existentes no concelho, bem como proporcionar apoio psicológico e emocional.

Em complemento, encontram-se já em funcionamento dois gabinetes de apoio ao cuidador: um sediado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga E.P.E., através de um protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião, e outro no CASTIIS - Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo.

Estes gabinetes prestam consultas individualizadas e no domicílio aos cuidadores de doentes com demência, através da ação de profissionais de gerontologia, direito, psicologia e serviço social. Para ser atendido nos Gabinetes de Apoio ao Cuidador basta entrar em contacto com a equipa do projeto:

N.º telemóvel: 938 343 804

Email: cuidardequemcuida@castiis.pt