Entrada Notícias Projeto Chão Fértil já iniciou na Cooperativa Casa dos Choupos

Projeto Chão Fértil já iniciou na Cooperativa Casa dos Choupos

O projeto Chão Fértil, promovido pela Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, foi um dos premiados do distrito de Aveiro, em março de 2015, no Movimento «Mais para Todos», projeto de solidariedade da responsabilidade do Lidl Portugal, ao qual se associou a SIC Esperança, Associação de Solidariedade.

O projeto Chão Fértil permitiu a criação de um espaço para o desenvolvimento da agricultura biológica na freguesia de Santa Maria da Feira, especificamente no terreno envolvente à Cooperativa Casa dos Choupos, que está já disponível para a comunidade.

Com este projeto, pretende-se estimular a prática da agricultura biológica na comunidade, através de formação, sensibilização e desenvolvimento de atividades que envolvam, prioritariamente, desempregados de longa duração, instituições particulares de solidariedade social concelhias, seniores e crianças e jovens que estudem no concelho, mas também todos os interessados nesta área e em projetos de envolvimento comunitário. Conscientes de que um espaço de hortas comunitárias fomenta práticas de consumo mais equilibradas, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e para uma maior consciência ambiental, pretende-se ainda promover a convivência comunitária num local que pretende ser de todos.

15 talhões atribuídos

Desde meados de agosto deste ano foram atribuídos 15 talhões e espera-se que este seja um espaço fértil em produção agrícola, atividades, trocas de saberes, encontros e ideias. Numa primeira fase, os utilizadores dos talhões passaram por um momento formativo, estando neste momento a cultivar a terra e a colher os seus produtos.

Com o objetivo de alargar o âmbito da sua intervenção, no Chão Fértil existe um espaço pedagógico que está a ser trabalhado em parceria com o Pelouro da Educação, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, no âmbito do projeto “Hortas Pedagógicas”, estando a decorrer no terreno uma formação dirigida a auxiliares de ação educativa de agrupamentos de escolas concelhios.

O primeiro balanço desta iniciativa é muito positivo, sendo de salientar o empenho das pessoas no cultivo e arranjo dos respetivos talhões, bem como no zelo de todos os espaços comuns. Segundo a D. Fernanda Santos, residente em Santa Maria da Feira e utilizadora de um talhão, “cultivar o talhão na Casa dos Choupos tem-me feito bem. Mexer na terra faz-me esquecer os problemas! Nunca tinha tido experiência nesta área e gosto de ver as plantações a crescer. Além do trabalho na terra, convivo com outras pessoas e aprendo a viver em comunidade, o que é muito bom!”.

Cooperativa Casa dos Choupos

Telemóvel: 910572882