Entrada Notícias Plano Municipal para a Igualdade de Género

Plano Municipal para a Igualdade de Género

A 6 de dezembro 2012, deu-se início às ações de sensibilização/ informação previstas pelo Plano Municipal para a Igualdade de Género do Município de Santa Maria da Feira. Colaboradores/as e dirigentes da autarquia foram os primeiros intervenientes, entre os vários públicos que irão integrar um conjunto de ações previstas, na promoção da igualdade de género, através da aplicação da metodologia do teatro-fórum.
Plano Municipal para a Igualdade de Género

1ª ação de sensibilização - Colaboradores/as e dirigentes da autarquia - Instalações do antigo Matadouro Municipal

Colaboradores/as e dirigentes da autarquia responderam a um desafio municipal e tornaram-se agentes privilegiados num fórum de discussão alusivo à temática da igualdade de género, nas instalações do antigo Matadouro Municipal.

Os atores sociais conheceram a metodologia do teatro-fórum e discutiram a apropriação dos direitos das mulheres pelos homens e pelas mulheres e a capacidade dos mesmos participarem ativamente na concertação e conciliação da vida pessoal, familiar e profissional no Concelho. Daqui surgirá uma apresentação pública, tendo como público-alvo a comunidade autárquica, no sentido da mesma interagir com a temática.

A rede social concelhia, a rede escolar e os/as dirigentes e colaboradores/as do Município são os principais destinatários na fomentação de uma prática concertada de igualdade, nomeadamente na integração da perspetiva de género nos programas e ações levadas a cabo dentro das organizações, na implementação de uma linguagem não sexista e inclusiva de género, na promoção da conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, na contribuição para a eliminação de estereótipos de género, no incentivo à representação igual na tomada de decisões e na valorização de homem e mulher para trabalho igual de igual valor.