Entrada Notícias Pinochio Joins the Orchestra (On S.TR.E.T.T.) | Oficina Objetos Cenográficos – Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira

A 2ª residência de construção de objetos cenográficos está a decorrer desde o dia 16 até ao dia 20 Abril, sob a orientação da artista Marta Fernandes da Silva.

Ao longo da semana, a oficina contou com a presença de educadores, professores e animadores socioculturais das IPSS´s, que aprenderam a técnica de construção tridimensional do objetos em vime, que é um material leve e fácil de manusear por diferentes faixas etárias, permitindo a construção em grande escala.

Oficina Objetos Cenográficos

A oficina visitou a Escola EB de Sanfins e trabalhou com os alunos do 3º e 4ºano, e com os seniores do Centro Social Dr. Crispim Teixeira Borges de Castro - Milheirós de Poiares, na construção de objetos bidimensionais.

Oficina Objetos Cenográficos 1

Vários objetos estão a ser criados com base em algumas figuras que fazem parte da história de Carlos Collodi, “As Aventuras de Pinóquio”, que acompanharão o concerto da Orquestra Criativa “PINOCHIO JOINS THE ORCHESTRA (ON S.TR.E.T.T.) ”, integrado no Imaginarius | Festival Internacional de Teatro de Rua.

Oficina Objetos Cenográficos 2Deste espetáculo musical farão parte um leque alargado de pessoas, nomeadamente as crianças da Escola EB de Sanfins; os adultos da Cercifeira; os seniores do Centro Social Dr. Crispim Teixeira Borges de Castro - Milheirós de Poiares e do Centro Social de Lourosa, o coro juvenil da escola EB Professor Dr. Carlos Alberto Ferreira de Almeida; as crianças do jardim-de-infância de Macieira-Souto e do Bairro-Arrifana; o coro da Universidade Sénior de Santa Maria da Feira; os jovens da escola EB de Argoncilhe, do colégio de Santa Maria de Lamas e da Escola Secundária de Santa Maria da Feira; jovens de Itália do Instituto Comprensivo Tongiorgi" e da sérvia do Music Art Project, e a colaboração especial do grupo Poesia no Corpo e Corpo na Poesia.

Oficina Objetos Cenográficos 3

Na essência, este é um projecto de base comunitária, protagonizado por crianças, jovens, pessoas com deficiência e seniores, com idades compreendidas entre os 8 e os 90 anos, provenientes de diferentes freguesias do concelho de Santa Maria da Feira – uma prova viva de que cada um pode contribuir à sua maneira para o processo de criação da música.

O Município Feirense, com uma atividade cultural intensa, aposta na formação de um público crítico e participativo, daí entender ser sua missão envolver a comunidade educativa e franjas da população mais desfavorecida em experiências diversificadas, sendo a Orquestra Criativa o rosto desse propósito, um modelo de inclusão social pela arte, pelo facto de integrar a realização de pessoas com um acesso limitado ou inexistente em experiências musicais enriquecedoras.

Oficina Objetos Cenográficos 4