Entrada Notícias Petição contra a integração da UAC - Unidade de Alcoologia de Coimbra nos serviços de psiquiatria

Petição contra a integração da UAC - Unidade de Alcoologia de Coimbra nos serviços de psiquiatria

Muito mais que o fim de um serviço é o fim de um modelo de tratamento, de uma equipa com enorme experiência e especialização e de uma resposta de qualidade no tratamento de uma dependência que é um dos mais graves problemas de Saúde Pública em Portugal.

 

A Unidade de Alcoologia de Coimbra (UAC) e a sua equipa de profissionais têm passado nos últimos anos por um processo de sucessivas alterações, geradoras de enorme instabilidade e insegurança.

É preocupante o futuro dos profissionais da UAC enquanto profissionais especializados numa área de trabalho específica, enquanto alcoologistas, técnicos experientes no tratamento de dependentes alcoólicos, numa equipa onde dos médicos aos assistentes operacionais, toda a gente fala a mesma linguagem e tem a mesma postura face à dignidade e ao direito ao tratamento mais adequado destes doentes. É preocupante a dispersão de uma equipa com tão rica experiência.

Mas é ainda muito mais preocupante o futuro dos doentes. A UAC tem centenas de doentes em acompanhamento, num programa estruturado de tratamento em que o Internamento é uma fase no decurso de um programa acompanhado por uma equipa com continuidade.

O tratamento das dependências, e desta em particular, dada a elevada comorbilidade orgânica, superior à de todas as outras, pressupõe equipas multidisciplinares, coesas, coerentes e experientes.

Consulte o texto na íntegra aqui.

Associando-nos a esta causa, estará disponível no stand institucional da União das Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, durante o IV Mosaico Social, o documento para recolha de assinaturas.

Não ao desmantelamento da Unidade de Alcoologia de Coimbra!