Entrada Notícias "Passeios na Minha Terra" | Edição de 2019

"Passeios na Minha Terra" | Edição de 2019

O programa "Passeios na Minha Terra" proporciona à população sénior do concelho um conjunto de visitas culturais, permitindo uma partilha de saberes entre os idosos, estreitando e reforçando laços de amizade, para além de um enriquecimento cultural, particularmente nos aspetos relacionados com a história local.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira informa que se encontram abertas as inscrições para a edição de 2019, que terá como destino as regiões afetadas pelos incêndios: Lorvão, Penacova e Bussaco.

As edições dos Passeios na Minha Terra durante este quadriénio contemplarão para além das visitas ao Património Material e Imaterial dos territórios, uma forte componente solidária para com os concelhos afetados pelos graves incêndios de 2017, através da angariação de bens alimentares, alfaias agrícolas e outros materiais e entrega à Loja Social de Penacova.

Neste sentido, os seniores vão dar o seu contributo para a revitalização económica, cultural e turística através da visita ao património, almoço nos restaurantes locais, compras de pequenas lembranças, bem como a revitalização social (encontro entre as pessoas, e oferta de bens urgentes e necessários).

O valor da inscrição será de 8,00€ por pessoa, e poderá ser efetuada nas Associações, Juntas e União de Freguesias ou Centros Sociais da área de residência. No ato de inscrição, solicita-se o donativo de um bem alimentar, para ser entregues às populações dos territórios a visitar.

Os "Passeios na Minha Terra" destinam-se a maiores de 60 anos, residentes no concelho de Santa Maria da Feira, e este ano irão efetuar a visita Lorvão, a Penacova (neste concelho, para além da perda de vidas humanas e de animais, houve danos em 28 habitações permanentes e numa dezena de empresas, além dos 6.000 hectares de floresta ardida, bem como em segundas habitações e infraestruturas, como armazéns e equipamentos agrícolas), e à Serra Buçaco, que abrange os Concelhos de Penacova, Mortágua e Mealhada. Terão ainda oportunidade de desfrutar de uma prova de doçaria tradicional.

Mosteiro-Lorvão-revive

classificado em: