Entrada Notícias "Passeios na Minha Terra" | Edição de 2018

"Passeios na Minha Terra" | Edição de 2018

O programa "Passeios na Minha Terra" proporciona à população sénior do concelho um conjunto de visitas culturais, permitindo uma partilha de saberes entre os idosos, estreitando e reforçando laços de amizade, para além de um enriquecimento cultural, particularmente nos aspetos relacionados com a história local.

A edição de 2018 do programa terá como destino dois dos concelhos mais afetados pelos graves incêndios de 2017: Oliveira do Hospital e Arganil. Ao longo do presente quadriénio, os Passeios na Minha Terra contemplarão, para além das visitas ao Património Material e Imaterial, uma forte componente solidária para com estes concelhos, através da doação de bens alimentares (Loja Social de Arganil) e da oferta de cabras e ovelhas, para revitalizar os rebanhos destruídos (Oliveira do Hospital).

Por outro lado, os seniores participantes nos Passeios darão o seu contributo para a revitalização económica, cultural e turística dos concelhos a visitar, através da visita ao património, almoço nos restaurantes locais, compras de pequenas lembranças, bem como a revitalização social, através do encontro entre as pessoas e a oferta de bens urgentes e necessários.

A inscrição, que tem o valor de 9 euros por pessoa, poderá ser efetuada nas Associações, Juntas/Uniões de Freguesias ou Centros Sociais da área de residência. No ato da inscrição, será solicitado o donativo de um bem alimentar, que será entregue às populações dos territórios a visitar.

Os Passeios na Minha Terra destinam-se aos seniores a partir dos 60 anos, residentes no concelho de Santa Maria da Feira, que este ano visitarão as Ruinas Romanas de Bobadela, o Museu Etnográfico, a Igreja Matriz e a Capela dos Ferreiras, no concelho de Oliveira do Hospital – Serra da Estrela. Seguem-se as visitas à capela do Senhor do Sepulcro (Vila de Coja), à Igreja S. Pedro em Arganil, concelho integrado na Serra do Açor, classificada como Paisagem Protegida. Terão ainda oportunidade de desfrutar de uma degustação de queijo da serra, doces e licores tradicionais.

Passeios na Minha Terra 2018

classificado em: