Entrada Notícias Orquestra Criativa na Viarco - Fábrica de Lápis

Orquestra Criativa na Viarco - Fábrica de Lápis

A Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira associou-se ao projecto Viarco Express e esteve presente na festa de encerramento deste projeto, que decorreu no sábado, dia 28 de junho, na Fábrica de Lápis em S. João da Madeira, com uma pequena criação musical improvisada em ambiente fabril.

 

Os Xilofones, as flautas, o fagote, o trompete e a voz dialogaram com os ruídos típicos das máquinas, que no seu compasso mais rápido ou mais lento criaram sinergias musicais divertidas e espontâneas.

Este coletivo de 10 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, dirigidos pelo maestro Aleksandar Caric, contou com a preciosa colaboração de alguns convidados e amigos: Simão DJMão e Vânia Lopes.

Viarco 1

O projecto Viarco Express nasceu de uma dupla parceria para a promoção da arte contemporânea portuguesa, entre a Fábrica de Lápis Viarco, empresa centenária, que se inscreve na memória pessoal de cada português, e que se constitui como um exemplo no seio do tecido empresarial nacional, e os Maus Hábitos, instituição que tem dinamizado, a partir da cidade do Porto, a cena cultural no nosso país.

O projecto partiu de uma regra simples: um vulgar jogo de estafeta, em que dez lápis funcionam como testemunhos que passam de mão em mão, desenhando uma cartografia contemporânea da arte portuguesa, tecendo um enredo de relacionamentos que toca diversas disciplinas de que se constitui o panorama artístico português: do desenho à arquitectura, da escultura à instalação, da literatura ao audiovisual, da caricatura à fotografia. Os 100 trabalhos apresentados são, também, reflexo de uma rede transgeracional que une autores consagrados a jovens que iniciam o seu percurso artístico.

Viarco 5