Entrada Notícias O Abraço que Todos Podemos Dar | campanha de angariação de equipamentos tecnológicos para IPSS do concelho e idosos

O Abraço que Todos Podemos Dar | campanha de angariação de equipamentos tecnológicos para IPSS do concelho e idosos

Numa estreita concertação com os parceiros sociais, sociedade civil e setor privado, o Município de Santa Maria da Feira tem implementado várias medidas de mitigação do impacto da COVID-19, no apoio dirigido a quem está isolado ou em situação de vulnerabilidade, nomeadamente idosos, pessoas com doenças crónicas ou deficiência, sem retaguarda familiar.

 

O surto epidémico COVID-19 mobilizou um conjunto de esforços sem precedentes no sentido de prevenir, conter e mitigar a doença. Nesta sequência, têm vindo a ser implementadas medidas de confinamento e distanciamento físico, que influenciam, por sua vez, todas as áreas da vida em sociedade, como a vida familiar, o trabalho, a educação, as atividades culturais, desportivas e de lazer.

Neste contexto, são vários os estudos que apontam para o impacto brutal da dificuldade no acesso à utilização das tecnologias de informação e comunicação. Na população idosa, este impacto transformou-se em condição para a sua exclusão e isolamento.

Muitos são os idosos que, perante o estado de pandemia, se viram marginalizados e afastados de todo o contexto social e familiar, que se constituíam como fator essencial para o seu bem-estar e para o seu envelhecimento digno e ativo. Muitos são os idosos que estão privados do abraço, da conversa com aqueles que lhes são mais próximos e que alimentavam os seus sonhos e a expectativa de uma feliz idade.

Não podemos jamais deixar para trás aqueles que são a maior fonte de sabedoria e de conhecimento dos nossos territórios. Aquilo que urge neste contexto é perceber e fazer entender que existirão sempre abraços que podemos dar.

 

Equipar as entidades que acolhem e intervêm junto da população idosa de tecnologia que permita o aproximar destas pessoas e organizações à restante comunidade e famílias é fundamental. Só assim será possível manter as suas atividades e as rotinas familiares, culturais, desportivas e sociais, que continuam a protegê-los dos riscos de um envelhecimento isolado e inativo. E nesta matéria, todos devemos ser socialmente responsáveis.


Tipo de equipamentos necessários:
  • Computadores (webcam incorporada)
  • Tablets (webcam incorporada)
  • Webcams
  • Telemóveis 4G

 

Este é o abraço que todos podemos dar

(clique na imagem para assistir ao vídeo da campanha)

O Abraço que Todos Podemos Dar


Pode obter mais informações através dos seguintes contactos: