Entrada Notícias Newsletter - Empreendedorismo Social na AMP

Newsletter - Empreendedorismo Social na AMP

Encontram-se disponíveis no site da Área Metropolitana do Porto (AMP) parte dos resultados já alcançados em três dimensões estratégicas preconizadas no programa da Área Metropolitana do Porto “Mais Empreendedorismo e Inovação Social na AMP”.

 

Imagem Empreendedorismo Social na AMP

“Linhas Estratégicas Orientadoras para o Desenvolvimento da Inovação e Empreendedorismo Social na Área Metropolitana do Porto”

Com o intuito de proporcionar e promover uma análise critica sustentada e integradora sobre a Inovação e Empreendedorismo Social no atual quadro de desenvolvimento perspetivado na Estratégia Europeia 2020, foi elaborado pelo IES o documento em subtítulo. “Neste documento destacam-se os vários pontos e linhas orientadoras de uma potencial estratégia de desenvolvimento da inovação e empreendedorismo social na AMP e apontam-se ações que, estando alinhadas com as prioridades regionais e ao mesmo tempo, vão ser privilegiadas a nível europeu”. 

Clique aqui para aceder ao documento.

Capacitação dos Interlocutores Municipais e das Redes Sociais

De acordo com uma das prioridades estratégicas definidas pelo Conselho Metropolitano de Vereadores da Ação Social da AMP, efetuou-se um forte investimento na capacitação técnica municipal e das redes locais, dando cumprimento aos objetivos definidos no projeto da AMP, através da realização de um ciclo de workshops formativos ao longo deste ano.

A conclusão do ciclo de workshops dirigidos aos interlocutores municipais, culminou na realização de uma sessão final, subordinada ao tema “Sustentabilidade Financeira”, que teve lugar no TECMAIA, e contou com o apoio do município da Maia para a sua organização.

A sessão final dirigida aos interlocutores das redes sociais foi subordinada ao tema “Análise de Impacto Social", e decorreu em Vila Nova de Gaia, no Arquivo Municipal Sophia Mello Breyner, sendo a sua organização efetuada em parceria com o município de Vila Nova de Gaia.

Este ciclo de workshops proporcionou a abordagem de temas essenciais como "O que é o Empreendedorismo Social", "Metodologia ES+" e "Roteiros de Inovação e Empreendedorismo Social". As sessões foram dinamizadas em vários concelhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia e Maia, sendo de salientar o envolvimento e participação dos Vereadores do pelouro de Ação Social e de chefias intermédias destes municípios. A presença e participação de vários empreendedores sociais, originários da Área Metropolitana do Porto, foram sem dúvida uma mais-valia e um contributo importante para o sucesso destes workshops.

Esamp+ “Empreendedorismo Social na AMP”

Face ao interesse e pertinência das ações desenvolvidas e dos resultados obtidos até ao momento, era imprescindível criar condições para a sua divulgação e disponibilização ao público em geral. 

Neste contexto, foi desenvolvida uma ferramenta de disseminação pública do conhecimento gerado por este projecto “Empreendedorismo Social na AMP" e de conteúdos específicos  do projecto.  Trata-se de uma plataforma online, disponível a partir deste momento no site da AMP, que tem como missão de forma simples e rápida facilitar o acesso a conteúdos que inspirem, mobilizem para ação e para o impacto de mais inovação e empreendedorismo social. 

Para aceder à plataforma clique aqui

O programa de Empreendedorismo Social promovido pela Área Metropolitana do Porto enquadra-se na candidatura apresentada pela Área Metropolitana do Porto ao Programa Operacional Regional do Norte - ON.2 – O Novo Norte – “Promoção e Capacitação Institucional Comunidades Intermunicipais e Área Metropolitana do Porto”.