Entrada Notícias Movimento "Mais para Todos" - Casa dos Choupos, CRL. e APN premiadas

Movimento "Mais para Todos" - Casa dos Choupos, CRL. e APN premiadas

Os projetos “Chão Fértil”, proposto pela Casa dos Choupos, CRL., e "Sol e Mar", da APN - Associação Portuguesa de Doentes neuromusculares foram premiados no Movimento «Mais para Todos». Os vencedores foram anunciados em Lisboa, num encontro em que se juntaram as marcas parceiras e representantes das IPSS´s com projetos selecionados. Este movimento angariou mais de um milhão de euros.

 

Movimento “Mais para Todos” é um projeto de solidariedade da responsabilidade do Lidl Portugal, ao qual se associou a SIC Esperança, Associação de Solidariedade.

 

Dos mais de 700 projetos candidatos, 54 foram selecionados (2 projetos do Distrito de Aveiro) e vão ajudar cerca de 16 mil pessoas. O objetivo do movimento é implementar projetos que, por falta de financiamento, estavam pendentes.

O projeto apresentado pela Casa dos Choupos, CRL. vai permitir a criação de um espaço disponível para a comunidade ao nível do desenvolvimento da agricultura biológica no terreno da sua sede. Pretende-se com esta iniciativa estimular esta prática na comunidade, através de formação, sensibilização e atividades que envolvam prioritariamente desempregados de longa duração, seniores, crianças e jovens que frequentem os estabelecimentos de ensino do concelho e que se prolongue a todos aqueles que tenham interesse na área e em projetos de envolvimento comunitário. Os trabalhos de preparação do terreno para estas práticas encontram-se já em marcha e espera-se que, muito em breve, este seja um espaço fértil em produtos agrícolas, atividades, trocas de saberes, encontros e ideias de todos os que queiram participar.

O projeto apresentado pela APN - Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares visa disponibilizar aos doentes neuromusculares uma semana de férias, sem a retaguarda familiar habitual, dando simultaneamente uma “folga” aos cuidadores. Para isso, será necessário fazer obras de manutenção e reabilitação das instalações que a APN tem junto à praia de Valadares, em Vila Nova de Gaia. Entre doentes neuromusculares, familiares e voluntários, cerca de 200 pessoas vão ser beneficiadas.