Entrada Notícias LaB InDança: dança inclusiva no palco do Cineteatro António Lamoso

LaB InDança: dança inclusiva no palco do Cineteatro António Lamoso

No dia 11 de dezembro de 2019, às 21h30, as portas do auditório do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, abrem-se para que o público possa “espreitar” um ensaio aberto do LaB InDança, um projeto que proporciona a toda a população, com especial enfoque às pessoas com deficiência e incapacidade, experiências formativas e performativas na área da Dança. No final deste ensaio acontece uma conversa informal com público e intérpretes, moderada pela escritora e jornalista Cláudia Galhós.

Foi em 2015 que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através da sua Divisão de Ação Social e Qualidade de Vida, lançou o LaB InDança, um projeto de dança inclusiva que se assume como uma resposta artística no campo da deficiência, criando um espaço para todos os que pretendem experienciar e desafiar os limites do corpo a partir da dança contemporânea.

LaB InDança1Neste ensaio aberto, os dois grupos participantes – o grupo Avançado (que integra o projeto desde 2015) e o grupo de Iniciantes (que integrou o LaB Indança no início de 2019) – partilham com os espetadores os avanços do seu processo de aprendizagem e as novas competências adquiridas, desta vez amplamente marcadas pelo ritmo, na sua ligação à música e à palavra, em perfeita sintonia com o gesto e o som.

LaB InDança2

O LaB InDança é uma iniciativa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, sob a direção artística da coreógrafa Clara Andermatt, e com a colaboração de profissionais da área do espetáculo. É um dos projetos apoiados pelo programa PARTIS III – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como pela Direção Geral das Artes, estando assim assegurada a regularidade das suas atividades e residências artísticas até 2021.

LaB InDança4