Entrada Notícias Jornadas Europeias do Património | 27 a 29 de Setembro

Jornadas Europeias do Património | 27 a 29 de Setembro

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia e têm como principal objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.

 

As jornadas celebram-se de 27 a 29 de setembro com a temática “Artes, Património e Lazer”. Neste âmbito, é possível visitar gratuitamente o Museu de Santa Maria de Lamas.

 

27 a 29 de setembro - 11h00 e 15h00 - visitas orientadas à exposição permanente do Museu


Popularmente apelidado de “Museu da Cortiça”, o Museu Santa Maria de Lamas constitui um caso particular na História da museografia portuguesa do século XX. Um acervo singular, recuperado e reorganizado a partir de 2004, que exibe perante o seu público Coleções de Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais, Escultura em Cortiça/aglomerado de Cortiça e Arqueologia industrial - maquinaria usada nos primórdios da Indústria transformadora de Cortiça - que evidencia as potencialidades desta matéria-prima e reflete a identidade da comunidade local. Um espaço socialmente ativo, cultural e pedagogicamente relevante, pela evocação de histórias e estórias, contribuindo dessa forma para aprofundar e divulgar o conhecimento do Património português.

27 a 29 de setembro - 09h30 às 12h30 / 14h00 às 17h30 - visite gratuitamente o Museu e assista, ao vivo, a intervenções de Conservação e Restauro

O Museu procura diversificar e enriquecer as suas visitas, oferecendo experiências, conteúdos diferenciadores ou novas oportunidades de aprendizagem e conhecimentos. A ideia do Restauro “ao vivo” tem por base uma maior interação entre o público e a realidade museológica, permitindo ao primeiro, no próprio contexto da sua visita, a observação das intervenções em curso. Para além disso, visa sensibilizar o visitante para a necessidade de preservação e manutenção técnica específica, mostrando a realidade por detrás da obra do artista. A realização pública de ações de Conservação e Restauro dentro do espaço museológico constitui, desta forma, uma importante vertente pedagógica, passível de elucidar e consciencializar os visitantes através do confronto direto com os problemas do espólio em intervenção.

Para mais informações e marcações contacte o Museu:
Tel./telem.: 227447468 / 916647685

 

Visite a página de Facebook do Museu de Santa Maria de Lamas.

Jornadas Europeias do Património