Entrada Notícias Início do Grupo de Mútua Ajuda para Pais e Filhos Vítimas de Conflito Parental

Início do Grupo de Mútua Ajuda para Pais e Filhos Vítimas de Conflito Parental

Na sequência da formalização do protocolo assinado entre a FAPFEIRA e a Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Defesa dos Direitos dos Filhos, a FAPFEIRA vai iniciar as reuniões quinzenais do Grupo de Mútua Ajuda para pais, a partir de 24 de março.

 

À semelhança do que já acontece noutros pontos do país, o concelho de Santa Maria da Feira passa agora a dispor de um espaço de partilha de experiências, em que poderão participar pais, mães, avós, avôs, filhos (adultos) e outros familiares, vítimas do conflito parental, alienação parental ou desigualdade parental.

Fapfeira - 24 março 2016

A separação/divórcio exige a todos os intervenientes, em especial ao casal, a capacidade de rearranjo familiar. A aquisição e o desenvolvimento de competências, de forma a garantir que as referências familiares dos nossos filhos se mantenham o mais estáveis possíveis são fundamentais, contribuindo para o seu harmonioso desenvolvimento sócio-emocional.

É neste sentido que os Grupos de Mútua Ajuda pretendem intervir, contribuindo para que os pais em fase de separação/divórcio, partilhando experiências, possam adquirir informação e desenvolver estratégias para enfrentar essa mudança nas suas vidas, de forma a minimizar as consequências para os seus filhos.

Em situações de conflito, alienação e desigualdade parental, o Grupo de Mútua Ajuda é um espaço/momento de criação de laços de solidariedade, de identificação e de relações de confiança. Estas reuniões funcionam através da troca de experiências, de informação e de opiniões; proporcionam o aumento do conhecimento de cada participante, promovem o fortalecimento da auto-estima, a capacitação de tomar decisões e o aumento da assertividade.

A partir do dia 24 de março de 2016, o Grupo de Ajuda Mútua funcionará quinzenalmente, a partir das 20h30, no Centro Coordenador de Apoio Parental da FAPFEIRA, na Avenida Principal (EN1), 3120, em Lourosa

Para eventuais esclarecimentos solicita-se contacto através dos números 220 805 045 ou 916 075 616.

A participação é gratuita e não necessita de inscrição prévia.