Entrada Notícias Guia Prático da Economia Social

Guia Prático da Economia Social

A CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, lançou um guia prático com o objetivo de divulgar a economia social, sensibilizando para a importância dos seus valores e princípios.

 

O guia prático pretende incentivar o conhecimento sobre o setor da economia social, designadamente as entidades que o integram, a sua forma de constituição e os estatutos que podem assumir, bem como potenciar a colaboração e a participação no setor da economia social.

economia social integra um vasto conjunto de entidades, com personalidade jurídica diversa, democraticamente organizadas, criadas para satisfazer as necessidades dos seus membros, que produzem bens ou serviços sem finalidade lucrativa.

O setor da economia social carateriza-se, assim, por uma forte diversidade, sendo constituído, designadamente, por associações, cooperativas, fundações, misericórdias e mutualidades.

Este setor tem contribuído para a coesão social, combatendo o desemprego, a instabilidade laboral, bem como a exclusão social entre os grupos mais vulneráveis, através do desenvolvimento de diversas atividades. A utilidade social destas entidades decorre também dos seus valores e princípios, assentes na promoção da pessoa humana e das comunidades, através de práticas de cooperação, de solidariedade e de justiça social.

Clique na imagem para aceder ao documento:

Guia Prático da Economia Social