Guia Prático da Economia Social
O guia prático pretende incentivar o conhecimento sobre o setor da economia social, designadamente as entidades que o integram, a sua forma de constituição e os estatutos que podem assumir, bem como potenciar a colaboração e a participação no setor da economia social.
A economia social integra um vasto conjunto de entidades, com personalidade jurídica diversa, democraticamente organizadas, criadas para satisfazer as necessidades dos seus membros, que produzem bens ou serviços sem finalidade lucrativa.
O setor da economia social carateriza-se, assim, por uma forte diversidade, sendo constituído, designadamente, por associações, cooperativas, fundações, misericórdias e mutualidades.
Este setor tem contribuído para a coesão social, combatendo o desemprego, a instabilidade laboral, bem como a exclusão social entre os grupos mais vulneráveis, através do desenvolvimento de diversas atividades. A utilidade social destas entidades decorre também dos seus valores e princípios, assentes na promoção da pessoa humana e das comunidades, através de práticas de cooperação, de solidariedade e de justiça social.
Clique na imagem para aceder ao documento: