Entrada Notícias GACE de Santa Maria da Feira é exemplo nacional de boas práticas

GACE de Santa Maria da Feira é exemplo nacional de boas práticas

O Gabinete de Apoio às Comunidades Emigrantes (GACE) de Santa Maria da Feira, sediado em Lobão, foi apresentado como exemplo nacional de boas práticas num encontro realizado em Coimbra, que reuniu governantes, autarcas e técnicos de todo o país. Para Emídio Sousa, presidente da autarquia feirense e um dos oradores deste encontro, “a diáspora portuguesa é o embaixador natural de Santa Maria da Feira no mundo”.

 

No ponto da ordem de trabalhos dedicado à “Partilha de Boas Práticas”, Emídio Sousa sublinhou o papel fundamental da diáspora portuguesa na diplomacia económica: “os empresários da diáspora, bem integrados no país de acolhimento, estão dispostos a ajudar os empresários portugueses a vingarem no estrangeiro”. Para o autarca, o sucesso desta sincronização depende de uma comunicação estreita entre as autoridades locais, os empresários em Portugal e no estrangeiro, as câmaras de comércio portuguesas, os cônsules honorários e demais entidades.

Emídio Sousa destacou ainda a plataforma de negócios BizFeira como uma ferramenta de promoção de empresas, produtos e negócios no país e no mundo, que atua como um instrumento de comunicação entre empresários feirenses e a sua diáspora – comunidades imigrante e emigrante.

Os factos e os números relativos ao GACE de Santa Maria da Feira, apresentados pelo técnico responsável, Roberto Carlos Reis, confirmam o bom funcionamento deste serviço de apoio aos emigrantes, considerado um exemplo nacional de boas práticas.

Desde 2003 – ano em que foi instalado em Lobão – o GACE efetuou cerca de 21 mil atendimentos a cidadãos de Santa Maria das Feira e concelhos limítrofes, registando uma média anual de 1700 atendimentos.

Em 2015, foram atendidos neste serviço 2146 atendimentos, com 221 novos processos registados, na sua maioria relativos a invalidez, reforma, velhice, viuvez, reformas complementares a organismos estrangeiros, seguindo-se a pensão de velhice portuguesa e cobrança coerciva de pensão de alimentos.

Neste II Encontro dos Gabinete de Apoio às Comunidades Emigrantes foram assinados protocolos de cooperação entre a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), inaugurando um novo modelo de GAE, que procura valorizar a dimensão económica e empresarial por intermédio do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora.

GACE