Entrada Notícias Projeto PT 100 - Estudo de Centenários do Porto

Projeto PT 100 - Estudo de Centenários do Porto

A Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UNIFAI), sediada no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, está a desenvolver o projeto PT100 - Estudo dos Centenários do Porto, que consiste numa investigação sobre pessoas com 100 e mais anos da área metropolitana do Porto.

 

O Projeto PT100 é o primeiro estudo Português sobre esta população e tem como finalidade prover conhecimento sobre a realidade deste grupo populacional que tem vindo a crescer significativamente nos últimos anos. Desde a sua condição física e mental, capacidade funcional, estilo de vida, relações familiares à qualidade de vida, entre outros aspetos, são várias as áreas em estudo sobre as quais serão inquiridos todos os centenários que aceitem participar.

Como qualquer estudo de investigação com envolvimento da população, o PT100 está devidamente autorizado pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (nº 3678/2012).

A UNIFAI vem por este meio solicitar apoio na identificação dos Centenários do concelho (100 ou mais anos), e/ou ainda indivíduos que completem os 100 anos até ao final de 2013. O objetivo consiste em conhecer todos os centenários, independentemente da sua condição física ou de saúde, se residente na comunidade ou numa estrutura residencial para idosos.

Posteriormente, pretende-se efetuar um contacto no sentido de averiguar o interesse e disponibilidade do centenário e/ou do familiar em participar no estudo através de uma entrevista. As pessoas que aceitem participar serão entrevistadas por profissionais idóneos e treinados, que se assegurarão do dever de sigilo a que estão obrigados.

Para um maior conhecimento acerca dos objetivos, da metodologia e da equipa do PT100, solicita-se a consulta do panfleto informativo ou do sítio de internet da UNIFAI.

Caso seja necessária informação adicional, poderão contatar a equipa da UNIFAI através dos seguintes e-mails: Sara Alves (ssalves@unifai.eu); Natália Duarte (nduarte@unifai.eu); Daniela Brandão (daniela.brandao@unifai.eu), ou através do número de telefone 220428161.