Dança inclusiva – ensaio aberto e tertúlia | 13 de abril
Esta iniciativa pretende reunir um grupo heterogéneo de participantes, desde artistas, trabalhadores sociais, jornalistas, pais, professores, alunos e outras comunidades em torno de uma conversa para reflexão e partilha do processo criativo em construção, que aceita a diferença na criação e produção artística.
São convidados desta tertúlia os coreógrafos Paulo Ribeiro, Clara Andermatt e Henrique Amoedo, assim como Susana de Figueiredo, professora de dança que acompanha o grupo LaB InDança em permanência desde janeiro.
Acessibilidade da experiência artística
O projeto LaB InDança apresenta-se como um espaço que proporciona a todos, em particular às pessoas com deficiência, uma multiplicidade de experiências formativas e performativas na área da dança. O objetivo é promover a presença de práticas artísticas na vida de um número cada vez mais alargado de pessoas, assente na ideia de acessibilidade da experiência artística, enquanto um direito e um valor.
Sob a orientação dos coreógrafos Clara Andermatt (ACCCA – Companhia Clara Andermatt) e Henrique Amoedo (Grupo Dançando com a Diferença), diretores artísticos do projeto, pretende-se desenvolver metodologias de experimentação e exploração do corpo | movimento | espaço, que aliem processos de criação e produção da dança, sensibilizando para o sentido estético e cultural da dança enquanto forma de arte.
O LaB InDança é um projeto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e dgARTES – Direção Geral das Artes, Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens do Concelho, Imaginarius – Festival internacional de Teatro de Rua e Provedoria Municipal para a Mobilidade, que pretende fomentar as oportunidades para a prática de dança, direcionadas para as pessoas com deficiência.
Acompanhe o LaB InDança no Facebook.