Entrada Notícias COVID-19: Estrutura de Apoio de Retaguarda de Santa Maria da Feira já em funcionamento

O Município de Santa Maria da Feira tem já em funcionamento a Estrutura de Apoio de Retaguarda para receber casos positivos de SARS-CoV2 que não carecem de cuidados hospitalares. A estrutura abriu as portas na manhã de 2 de dezembro, no Centro Social Vilamaiorense, na freguesia de Vila Maior.

A abertura oficial da Estrutura de Apoio de Retaguarda de Santa Maria da Feira, momento em que foi também assinado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e o Centro Social Vilamaiorense, contou com a presença do Secretario de Estado da Mobilidade, atualmente a exercer as funções de Coordenador do Estado de Calamidade na região Norte, Eduardo Pinheiro, do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, a presidente da Direção do Centro Social Vilamaiorense, Judite Almeida, entre outras entidades com responsabilidade nas áreas da Saúde, da Segurança e da Proteção Civil, no concelho e em toda a região.

COVID-19: Estrutura de Apoio de Retaguarda de Santa Maria da Feira já em funcionamento3A Estrutura de Apoio de Retaguarda de Santa Maria da Feira tem uma capacidade para 21 camas, podendo ser alargada até às 28 camas, e é assegurada por uma equipa técnica composta por 25 profissionais que, organizados em turnos, garantem o acompanhamento dos utentes durante 24 horas. Os utentes são encaminhados para esta estrutura pelo Hospital de S. Sebastião, sede do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, unidade que dá resposta a cerca de 350 000 habitantes.

COVID-19: Estrutura de Apoio de Retaguarda de Santa Maria da Feira já em funcionamento4

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, não escondeuo orgulho por o território ter conseguido montar uma estrutura deste género em tão pouco tempo. “Temos conseguido dar uma resposta extraordinária, em várias frentes, de apoio e de retaguarda, fruto de um trabalho de articulação entre as várias entidades com ação na saúde, ação social e proteção civil”, frisou, acrescentando que aqui está a “resposta de uma coletividade – Centro Social Vilamaiorense –, de uma freguesia, da nossa comunidade”. “Tem sido notável a forma como as Câmaras Municipais têm conseguido afetar recursos e também o seu trabalho de coordenação e de articulação entre instituições”, referiu o Secretário de Estado felicitando Santa Maria da Feira pelo trabalho conjunto desenvolvido que tem sido determinante desde o início da COVID-19.

COVID-19: Estrutura de Apoio de Retaguarda de Santa Maria da Feira já em funcionamento5Atualmente, o território de Santa Maria da Feira tem já duas respostas de retaguarda. O Inatel para pessoas não infetadas com a COVID-19 e a Estrutura de Apoio de Retaguarda, em Vila Maior, para utentes positivos para o SARS-CoV2. O Primeiro Jornal da SIC emitiu esta quarta-feira uma reportagem sobre a Estrutura de Apoio de Retaguarda de Santa Maria da Feira que abriu portas no Centro Social Vilamaiorense para receber casos positivos ao SARS-CoV2 que não carecem de cuidados hospitalares.

Fonte: Município de Santa Maria da Feira.

COVID-19: Estrutura de Apoio de Retaguarda de Santa Maria da Feira já em funcionamento1