Entrada Notícias Conheça o Projeto Linhas com Rosto e contribua para a Mudança!

Conheça o Projeto Linhas com Rosto e contribua para a Mudança!

O Projeto Linhas com Rosto deu os primeiros passos em abril de 2019, através de uma oficina que capacita jovens adultos em situação de desemprego para a arte de restauro de peças de mobiliário usadas com excedentes do calçado e da cortiça. Pretende-se que cada peça seja única, inigualável e que obtenha um certificado de exclusividade através da aliança entre o formando e a contribuição de designers locais.

 

A ideia surge algum tempo antes, em 2016, no Bootcamp de Empreendedorismo Social dinamizado pelo IES – Instituto de Empreendedorismo Social, em Gião, dirigido a técnicos das IPSS de Santa Maria da Feira, a convite do Projeto Direitos & Desafios, onde o projeto Linhas com Rosto foi a ideia vencedora.

Coordenado e dinamizado pela Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL, contando com várias parcerias, nomeadamente com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o projeto ganhou asas ao ter sido um dos vencedores do prémio FACES, da Fundação Montepio, no final de 2018.

Linhas com RostoEm cada peça uma história…

Histórias de uma ou muitas pessoas portadoras de doença mental ligeira e/ou pessoas que se deparam com dificuldades enormes no acesso ao mercado de trabalho, à participação social e cívica, porque a sociedade não lhes reconhece competências, estigmatizando-as e também porque elas próprias não se acham capazes de fazer algo bonito e luxuoso.


Ambiciona-se que os formandos, para além de desenvolverem competências de restauro de móveis, desenvolvam também a sua criatividade, a sua capacidade de organização, bem como outras competências sociais e profissionais, de forma a facilitar a sua integração no mercado de trabalho. Este desenvolvimento de competências ocorre num ambiente facilitador ao convívio, à interação social, bem como à partilha.

Objetivo final… a Felicidade!Linhas com Rosto1

Pretende-se que o projeto Linhas com Rosto traga mudanças, quebrando estigmas associados ao desemprego e às questões da deficiência e doença mental. Espera-se que traga também felicidade, não só para os participantes e famílias, como para toda uma comunidade que se quer inclusiva.

 

Contribua, investindo na mudança social...

Compre um móvel, visitando a Loja Colaborativa - Mais Próximo de Si, sita na Rua Jornal Correio da Feira, loja 19, em Santa Maria da Feira. Pode também fazer encomendas através do contacto: 910 572 882 ou do e-mail: geral@casadoschoupos.pt.

Clique na imagem para assistir ao video "Linhas com Rosto"

Linhas com Rosto2