Entrada Notícias Comunidade (Com) Vida | Sessões semanais

Comunidade (Com) Vida | Sessões semanais

Comunidade (Com)Vida dinamiza grupos informais

Feirenses convidados a debater problemas da comunidade e a ajudar a resolvê-los

Identificar problemas que afetam a comunidade, debatê-los em conjunto e participar nas soluções são objetivos da Comunidade Com(Vida), uma das ações do projeto Direitos & Desafios, direcionada a todos os feirenses interessados em participar.

As sessões semanais decorrerão todas as quartas-feiras, das 21h às 23h nas instalações do antigo matadouro municipal de Santa Maria da Feira. A participação é livre.

O desafio está lançado. Todos os interessados em fazer parte de um grupo comunitário podem comparecer. Nestas sessões as palavras de ordem serão participação, reflexão, debate, experimentação, ação, resolução e transformação.

O objetivo é promover o exercício da cidadania e da responsabilidade social, partindo da identificação de conflitos existentes e das dificuldades na sua resolução, passando por processos de discussão coletiva, com vista ao empoderamento da comunidade. Esta ação será desenvolvida com recurso a técnicas do Teatro Fórum e do Teatro Legislativo.

Outro objetivo da ação Comunidade (Com)Vida é promover a aproximação entre os participantes de um grupo comunitário, associações e instituições locais e as estruturas de decisão política local, no sentido de apresentar e discutir propostas de resolução dos problemas identificados pelos grupos de Teatro Legislativo, ao nível dos centros de tomada de decisão.

Esta ação terá por base as estruturas criadas no âmbito do trabalho da Rede Social concelhia e no levantamento das necessidades identificadas por grupos comunitários do Concelho.

Qualquer cidadão residente no Concelho pode participar. Basta comparecer.

Para mais informações, os interessados podem contactar o Projeto Direitos & Desafios, através dos telefones 911 948 830/ 256 365 665 ou do e-mail direitosedesafios@gmail.com.

O Projeto Direitos & Desafios (Contrato Local de Desenvolvimento Social) é promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e tem como entidade coordenadora a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissetorial de Solidariedade Social e como entidades executoras Associação de Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira e o Centro Social de Lourosa.