Entrada Notícias Candidaturas | Conselho Nacional de Crianças e Jovens

Candidaturas | Conselho Nacional de Crianças e Jovens

O Conselho Nacional de Crianças e Jovens (CNCJ) é uma iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, co-financiada pelo POISE. A Comissão Nacional é uma entidade de referência para a efetiva concretização dos Direitos de todas as crianças e jovens em Portugal, designadamente ao nível da sua participação na tomada de decisão pública.

 

O CNCJ pretende dar voz às experiências, preocupações, necessidades e expectativas das crianças e jovens. Este Conselho desempenhará um papel importante no estabelecimento de pontes com as suas comunidades locais, e a sua ação deverá ter impacto nas políticas públicas e transformação social.

Os seus principais objetivos são:

  • Promover o acesso a crianças e jovens a novos espaços de participação social e política;
  • Desenvolver nas crianças e jovens competências comunicacionais, de relacionamento interpessoal e de reflexão crítica;
  • Proporcionar o diálogo entre as crianças e jovens e decisores políticos;
  • Formar e sensibilizar os/as participantes relativamente às temáticas tratadas na CNPDPCJ, nomeadamente os Direitos da Criança;
  • Promover o intercâmbio de experiências entre as crianças e jovens de diversos pontos do país.

Conselho Nacional de Crianças e Jovens

Este programa é dirigido a todas as crianças e jovens residentes em território nacional (regiões do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira) com idades compreendidas entre os 8 e 17 anos.

Consulte o dossier de candidatura e o site da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Veja aqui como pode concorrer.

As candidaturas decorrem até 20 de janeiro de 2020.