Candidaturas abertas - FUTURELAB EUROPE
O objetivo do FutureLab Europe é promover, entre jovens profissionais com idade compreendida entre os 20 e os 30 anos, a educação para uma cidadania europeia ativa. O projeto procura que estes jovens desenvolvam as suas capacidades como cidadãos responsáveis e que dinamizem iniciativas para uma Europa democrática e sustentável.
Com o apoio do parceiro operacional European Policy Centre, o FutureLab oferece aos participantes uma oportunidade única de interagir com decisores Europeus, de enriquecer o seu percurso profissional com uma experiência única a nível europeu, de dar um contributo ativo para a construção da União Europeia e de desenvolver ideias, capacidades e redes de contacto.
Temas de debate para 2014 – 2016
- Igualdade de Oportunidades: Assuntos Sociais, Educação e Formação;
- Participação Política e Democracia: Cidadania Ativa, Transparência e Legitimidade;
- Identidade Europeia no séc. XXI.
Metodologia
- Fórum Anual FutureLab Europe (reunião de kick-off) – Setembro de 2015, Bruxelas;
- Debates em diferentes capitais Europeias (Europe@Debate);
- Participação ativa no Blogue FutureLab.
Com exceção da viagem para Bruxelas para participar no Fórum Anual FutureLab Europe, os custos inerentes à participação dos jovens (outras deslocações, estadia, alimentação) são assegurados pelas fundações promotoras do projeto. No caso dos candidatos portugueses, a Fundação Calouste Gulbenkian poderá viabilizar os custos não cobertos (ex. viagem para Bruxelas).
Os interessados poderão consultar a informação completa e apresentar a sua candidatura, em Inglês, através do website do FutureLab Europe
As candidaturas decorrem até 2 de março de 2015.
É dada preferência à candidatura de jovens que tiveram ou tenham uma ligação às fundações promotoras (alumni affiliation). Não sendo este um critério de exclusão, a Fundação Calouste Gulbenkian pode, no entanto, validar a apresentação de candidaturas de jovens portugueses que, não tendo nenhuma ligação as atividades da Fundação Gulbenkian, tenham interesse em apresentar uma candidatura, desde que assegurados os outros requisitos. A decisão final sobre as candidaturas é do consórcio de fundações promotoras.
Para mais informações, os candidatos portugueses podem contactar:
PT - 1067-001 Lisboa