ALPE ajudou a criar 27 negócios que criaram 38 novos postos de trabalho
Em 2014, a ALPE - Agência Local em Prol do Emprego registou 864 inscrições nos seus cursos e atividades, tendo captado 82 ofertas de emprego e encaminhado 463 pessoas para entrevistas; destas, 17 pessoas conseguiram emprego. Dos 170 utentes que queriam criar o seu próprio negócio, 27 conseguiram concretizar o seu projeto, o que representou a criação de 38 postos de trabalho.
A ALPE dispõe de uma bolsa de emprego, que coloca o utente em contacto com a oferta disponível, ao mesmo tempo que lhe reforça as qualificações. Para 2015, serão lançadas soluções pensadas à medida da realidade regional e articuladas com as empresas e centros tecnológicos (nomeadamente os da cortiça e calçado), com as quais a ALPE tem acordos e parcerias estabelecidos.
Durante o ano de 2014, a ALPE apoiou 575 homens e 289 mulheres - 95% destes utentes têm habilitações ao nível do 1.º ciclo do ensino básico, enquanto 242 frequentaram o secundário e 206 o ensino universitário.
199 pessoas concluem formação e diversificam competências
De Setembro a Dezembro de 2014, a ALPE, em parceria com o CINCORK e a AEP, promoveu 1280 horas de formação, permitindo que 199 pessoas tivessem concluído percursos formativos orientadores para a diversificação do leque de competências pessoais, sociais e profissionais, exigidas pelos empregadores no mercado de trabalho actual.
Os percursos formativos (inglês, informática, primeiros socorros, agricultura, logística e armazenagem, contabilidade, marketing, empreendedorismo) decorreram nas freguesias de Argoncilhe, S. Paio de Oleiros, Canedo e nas instalações da ALPE, decorrente do trabalho desenvolvido no apoio à (re)definição de projecto de vida profissional de pessoas em situação de desemprego e assente numa colaboração estreita com os diversos Fóruns Sociais de Freguesia.