Entrada Notícias Agenda ALPE | dezembro de 2020

Agenda ALPE | dezembro de 2020

A ALPE - Agência Local em Prol do Emprego, disponibiliza a agenda com os eventos referentes ao mês de dezembro de 2020.

A ALPE - Agência Local em Prol do Emprego operacionaliza, de forma articulada, os Projetos Direitos & Desafios (Direitos & Desafios - Inova +, em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado, e o Direitos & Desafios - Em Rede, em parceria com a ADRITEM), ambos promovidos pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, coordenados pela Casa dos Choupos, CRL e financiados pelo programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social - 4.ª Geração.

Tertúlia | Por uma Renovação do Desenvolvimento Local - 10 de dezembro | 11h00 - 12h30 | Plataforma Zoom

Tertúlia | Por uma Renovação do Desenvolvimento Local

Depois de uma primeira sessão focada na reflexão sobre os desafios e caminhos do desenvolvimento local, de uma segunda sessão focada nos modelos de governança entre autarquias e organizações de economia social e solidaria (OES), na última sessão deste primeiro ciclo de tertúlias "Os loucos anos 20 do século XXI", organizado pela associação A3S, foram convidadas três organizações, de três contextos distintos, para refletirmos sobre as práticas que as OES têm consolidado nas estratégias de desenvolvimento local.

• ALPE - Agência Local em Prol do Emprego, de Santa Maria da Feira, com os projetos Direitos & Desafios Em Rede e Direitos & Desafios Inova +, apresentados por Adélia Antunes e Ana Ferreira;
  • CooLabora - Cooperativa de Intervenção Social, da Covilhã, com o projeto CUIDAdania, apresentado por Rosa Carreira;
  • A Pele - Espaço de Contacto Social e Cultural, do Porto, com o projeto Sons do Jardim, apresentado por Inês Lapa.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Bolsa de Recursos Humanos de Cariz Humanitário para Situações de Emergência

Considerando a crise pandémica e as necessidades subsequentes identificadas pelas IPSS's - Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santa Maria da Feira, a ALPE - Agência Local em Prol do Emprego e a Bolsa Local de Voluntariado, de forma a promover respostas rápidas e eficazes, abriram uma Bolsa de Recursos Humanos de Cariz Humanitário para Situações de Emergência.

Inscrições voluntários/as: clique aqui // 256 336 066

Inscrições profissionais: clique aqui // 256 372 076

Apresentação CLDS's 4.ª Geração

Apresentação CLDS's 4.ª GeraçãoOs Projetos Direitos & Desafios Em Rede e Direitos & Desafios Inova + (Contratos Locais de Desenvolvimento Social - 4.ª Geração), foram apresentados no dia 19 de novembro, pelas 10h00 numa sessão via plataforma Zoom.

Na Sessão de Apresentação, foram projetados vídeos explicativos dos projetos, intervenções dos responsáveis pelos mesmos, reflexão em torno dos princípios que norteiam a intervenção, assim como um momento musical da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira. A Companhia Ventoinha Teatro, Bonecos e Objetos de Santa Maria da Feira foi desafiada a desenhar a dramaturgia O Pequeno Grande Desafio, que pretende ser inspiradora para a ação destes projetos de desenvolvimento comunitário, assente numa lógica de parceria, visão integrada e participada.

Assista ao vídeo aqui

Com a missão de promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social de forma multissectorial e integrada através de ações a executar em parceria - que permitam contribuir para aumentar os níveis de coesão social - estes dois projetos visam dar continuidade ao trabalho desenvolvido no concelho de Santa Maria da Feira, ao longo dos últimos anos, mas também experimentar novas formas de intervenção inovadoras e disruptivas que provoquem a mudança e desafiem os agentes a agir. Para isto, e atendendo ao contexto atual, priorizam uma lógica de proximidade nas suas ações, dando voz a todos aqueles que fazem parte deste território.

Os projetos Direitos & Desafios Em Rede e Direitos & Desafios Inova + são promovidos pelo Município de Santa Maria da Feira e coordenados pela Casa dos Choupos, em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e a Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM). São financiados pelo programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 4.ª Geração e são operacionalizados, de forma articulada, através da Agência Local em Prol do Emprego (ALPE).

DD

DD1

Coordenação: Adélia Antunes

Sede: Rua Moinho das Campainhas; Edif. da Cooperativa Agrícola da Feira e SJM, 1.º Andar, 4525-240 Santa Maria da Feira

Horário: 9h00 - 17h00 [segunda a sexta-feira]

Contactos: Tel. 256 372 076 / Tlm. 913 028 299

Email: inovamais@direitosedesafios.com

DD2

Coordenação: Ana Rafaela Ferreira

Sede: Rua Doutor Ferreira Pinto, n.º 230; 4525-522 Vila Maior - Santa Maria da Feira

Horário: 9h00 - 17h00 [segunda a sexta-feira]

Contactos: Tel. 227 639 561 /  Tlm. 915 440 175

Email: emrede@direitosedesafios.com

Procura Formação? Consulte aqui a Bolsa de Oferta Formativa!

Diga-nos se já está a trabalhar e consulte as ofertas de emprego!

Alpe

Contactos: