Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP - Área Metropolitana do Porto
O projeto é desenvolvido através de uma parceria com o Serviin, que é um serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa, e resulta da necessidade e vontade de promover a equidade de todos no acesso à informação, particularmente no acesso aos serviços públicos municipais.
Através da implementação deste projeto, a comunidade surda poderá aceder diretamente aos serviços dos 17 municípios da AMP, tendo para tal disponível a intermediação de videochamada com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Existem 3 formas de contactar o Serviin, onde um tradutor-interprete faz o atendimento ao cidadão surdo, contacta a Câmara Municipal e intercala a comunicação entre o cidadão e o município:
- Pode realizar uma videochamada para o n.º 12472 através de um telefone 3G/4G (custo de 1 cêntimo / min).
- Pode realizar uma videochamada através do Portal do Cidadão Surdo (basta fazer um registo para ligar);
- Pode realizar uma videochamada através do Skype, sendo necessário adicionar o contacto “Serviin – Intérprete LGP à distância”.
O serviço ficará centralizado no Atendimento da Divisão de Administração Geral da Câmara Municipal, onde serão recebidas as videochamadas dos interpretes do Serviin.
Na eventualidade de o cidadão surdo não ter possibilidade de realizar videochamadas ou ter necessidade de um atendimento presencial, pode deslocar-se ao Atendimento Geral da Câmara Municipal, onde os colaboradores efetuam a videochamada para o Serviin, sendo igualmente intercalada a comunicação entre o cidadão e a Câmara Municipal.
Consulte o Manual de Utilização do Serviin.
Para obter mais informações poderá contactar a Divisão de Ação Social e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.