Entrada Notícias Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP - Área Metropolitana do Porto

A Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência ou Incapacidade integra o projeto “Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP”, dinamizado pela Área Metropolitana do Porto, reforçando a sua estratégia de desenvolvimento de uma política territorial inclusiva.

O projeto é desenvolvido através de uma parceria com o Serviin, que é um serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa, e resulta da necessidade e vontade de promover a equidade de todos no acesso à informação, particularmente no acesso aos serviços públicos municipais.

Através da implementação deste projeto, a comunidade surda poderá aceder diretamente aos serviços dos 17 municípios da AMP, tendo para tal disponível a intermediação de videochamada com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Existem 3 formas de contactar o Serviin, onde um tradutor-interprete faz o atendimento ao cidadão surdo, contacta a Câmara Municipal e intercala a comunicação entre o cidadão e o município:

• Pode realizar uma videochamada para o n.º 12472 através de um telefone 3G/4G (custo de 1 cêntimo / min).
  • Pode realizar uma videochamada através do Portal do Cidadão Surdo (basta fazer um registo para ligar);
  • Pode realizar uma videochamada através do Skype, sendo necessário adicionar o contacto “Serviin – Intérprete LGP à distância”.

O serviço ficará centralizado no Atendimento da Divisão de Administração Geral da Câmara Municipal, onde serão recebidas as videochamadas dos interpretes do Serviin.

Na eventualidade de o cidadão surdo não ter possibilidade de realizar videochamadas ou ter necessidade de um atendimento presencial, pode deslocar-se ao Atendimento Geral da Câmara Municipal, onde os colaboradores efetuam a videochamada para o Serviin, sendo igualmente intercalada a comunicação entre o cidadão e a Câmara Municipal.

Consulte o Manual de Utilização do Serviin.

Para obter mais informações poderá contactar a Divisão de Ação Social e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Serviin