Entrada Notícias Abecedário da Saúde - Projeto Pedagógico Intergeracional Comunitário na Área da Saúde

Abecedário da Saúde - Projeto Pedagógico Intergeracional Comunitário na Área da Saúde

O “Abecedário da Saúde” visa fomentar a aquisição de conhecimentos e competências na promoção da saúde e na tomada de decisões no acesso a bens e/ou serviços de saúde, reforçando a autonomia e participação ativa dos cidadãos.

 

Este projeto pedagógico aborda áreas tão diversas como a alimentação, a atividade física, a tensão arterial, o colesterol, a glicémia, a saúde oral, a vacinação, os rastreios de saúde e a equipa de saúde familiar.

Abecedário da Saúde tem como objetivos:

  • Fomentar a literacia em saúde;
  • Contribuir para a adoção de estilos de vida saudáveis, reforçando a autonomia e participação ativa dos cidadãos;
  • Estimular o desenvolvimento de competências que permitam a tomada de decisões no acesso a bens e/ou serviços de saúde.

 

Foram elaborados três instrumentos pedagógicos e informativos - um vídeo, um jogo de tabuleiro e um jogo digital. O video presta informação nas áreas da alimentação, atividade física, tensão arterial, colesterol, glicémia, saúde oral, vacinação, rastreios de saúde e equipas de saúde familiar (clique na imagem para ver o video):

Video

O jogo digital e o jogo de tabuleiro consolidam conhecimentos e competências promotoras de saúde, de forma lúdica e interativa, nas áreas apresentadas no video (clique na imagem para jogar o jogo digital):

Imagem Jogo Abecedário

Destinados à população em geral, particularmente aos seniores e jovens, estes instrumentos servirão ainda como ferramenta de trabalho para os técnicos de saúde na execução das suas ações de formação junto da população.

Jogo de tabuleiro

O projeto surge de uma candidatura ao Programa Inovar em Saúde, junto da Fundação Calouste Gulbenkian, e tem como parceiros a Unidade de Cuidados à Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde Entre Douro e Vouga I - Feira/Arouca, a Associação Diabético Feira, as Termas de S. Jorge, o Centro Social de Souto, a Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião e a Escola de Enfermagem do Porto.

ParceirosAbecedriodaSade.jpg

classificado em: