Entrada Notícias A ONGD Rosto Solidário participa em parceria estratégica no âmbito da Responsabilidade Social Empresarial a nível Europeu

A Rosto Solidário é uma associação para o desenvolvimento sedeada em Santa Maria da Feira, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e com estatuto de utilidade pública. Tem por missão contribuir para o desenvolvimento social e humano das comunidades locais e para uma cidadania global e solidária.

O projeto Hecos for ethics (Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills) é uma  Parceria Estratégica financiada pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia, no âmbito da Ação Chave 2: A Cooperação para a Inovação e Boas Práticas, que ao longo de três anos envolverá nove parceiros de Itália, Suécia, Bélgica, Hungria, Eslováquia e Portugal.

A ONGD Rosto Solidário é o parceiro de Portugal, sendo o consórcio liderado pela AICCRE - Associazione Italiana del Consiglio dei Comuni e delle Regioni d'Europa - Federazione Veneta - de Itália. Os restantes parceiros são uma ONG de Itália, duas Câmaras de Comércio e Indústria da Bélgica e da Eslováquia, quatro Universidades da Suécia, Bélgica, Hungria e Eslováquia.

O tema central do projeto são as competências éticas e pretende envolver várias partes interessadas desde formadores, instituições de ensino superior, empresas, ONG e estudantes (futuros quadros e gestores).

O projecto iniciará com um estudo que identifique as competências éticas mais relevantes, posteriormente será desenhado um modelo de formação para gestores ou futuros gestores (estudantes das Universidades) que contemplará formação em sala (educação não formal) e uma experiência num projeto (ligado com os conteúdos) algures no mundo. Posteriormente será integrada / reconhecida esta formação no curriculum das Universidades (dá determinados créditos) e serão realizadas as duas primeiras experiências de formação. As experiências em projeto serão compiladas e disponibilizadas aos interessados.

Haverá ainda várias reuniões presenciais entre todos os parceiros, uma delas será em Santa Maria da Feira no final de 2015. Uma das experiências da formação será também em Portugal.

Para mais informações contactar a Rosto Solidário através do 256 336 001 ou geral@rostosolidario.pt

(Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período de 2014-2020. A educação, a formação, a juventude e o desporto podem dar uma contribuição importante para ajudar a enfrentar as mudanças socioeconómicas, os principais desafios que a Europa terá de enfrentar até ao final da década e apoiar a execução da estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão).