Entrada Notícias 17 de outubro de 2016 - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

17 de outubro de 2016 - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992, com o objetivo de alertar para a defesa de um direito básico do ser humano e mobilizar esforços no combate à pobreza.

 

O objetivo do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza consiste em mobilizar pessoas e instituições no combate à pobreza e à fome que assola diversas regiões do mundo.

O Jornal "Público" refere que, de acordo com um estudo divulgado em setembro pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, chamado Portugal Desigual, o número de pobres aumentou, entre 2009 e 2014, em 116 mil (para 2,02 milhões), com um quarto das crianças e 10,7% dos trabalhadores a viverem abaixo do limiar da pobreza (6,3% em privação material severa).

Hoje, um em cada cinco portugueses vive com um rendimento mensal abaixo de 422 euros, adianta o estudo, segundo o qual os rendimentos dos portugueses tiveram uma quebra de 12% (116 euros por mês) naquele período.

A EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza também assinala este dia. A erradicação da pobreza e da exclusão social constituiu desde o primeiro momento o objetivo primordial da EAPN Portugal, que comemora este ano 25 anos de existência.