Entrada Eventos Projeto de cidadania ativa "Jovem Autarca"

Projeto de cidadania ativa "Jovem Autarca"

Os jovens do Município de Santa Maria da Feira preparam-se para eleger o primeiro presidente de Câmara do país com menos de 18 anos, num processo eleitoral em tudo semelhante ao das eleições Autárquicas, com recenseamento obrigatório, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, eleições, tomada de posse e gestão de um orçamento atribuído.
Quando 2015-01-17
de 10:00 até 12:00
Onde Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira
Adicionar evento ao calendário vCal

(clique na imagem)

Cartaz Sessão Pública Jovem Autarca

Pioneiro a nível nacional, o projeto de cidadania ativa "Jovem Autarca”, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e proposto a todas as escolas EB 2,3 e Secundárias do concelho, visa promover a participação efetiva dos jovens feirenses nas políticas da Juventude e envolvê-los nos processos de decisão.

"É fundamental sensibilizar e consciencializar os jovens, desde tenra idade, para a importância de se disponibilizarem para a gestão da coisa pública, encarando a política local como uma atividade nobre, de verdadeiro serviço às populações", considera o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, que vai apresentar publicamente o projeto "Jovem Autarca" a 17 de janeiro. A sessão contará ainda com intervenções de Cristina Tenreiro, vereadora da Educação, Desporto e Juventude, do deputado feirense Amadeu Albergaria e do diretor regional do IPDJ, José Cardoso.

Eleições e tomada de posse

Foto Jovem Autarca

Podem candidatar-se a “Jovem Autarca” jovens de todo o concelho, com idades compreendidas entre os 13 e 17 anos, devidamente recenseados nas escolas aderentes ao projeto "Jovem Autarca" ou na União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo ou na Junta de Freguesia de Lourosa. Os eleitores serão os jovens munícipes dos 11 aos 17 anos.

De 12 a 23 de janeiro decorre o período de apresentação das candidaturas, seguindo-se a fase de preparação da campanha eleitoral, que decorrerá de 16 a 24 de fevereiro, com apresentação de manifestos e material de propaganda, e participação em debates entre os candidatos. As eleições estão marcadas para 26 de fevereiro, com urnas de voto nos mesmos locais do recenseamento. A tomada de posse do jovem presidente eleito, que exercerá um mandato de um ano, será a 27 de fevereiro. No dia 4 de março realiza-se a primeira reunião de trabalho do jovem autarca.

“Dada a recetividade dos jovens nas sessões de esclarecimento que temos feito nas escolas do concelho, acreditamos que teremos várias candidaturas e que será criada uma equipa coesa, que vai mexer com a juventude de Santa Maria da Feira”, sublinha a vereadora da Educação, Desporto e Juventude, Cristina Tenreiro.

Consulte aqui o dossiê de candidatura.