Entrada Eventos Mostra Clubes Alpe - As Competências Tornadas Visíveis

Mostra Clubes Alpe - As Competências Tornadas Visíveis

No dia 9 de fevereiro de 2013, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, os participantes dos Clubes ALPE mostram os trabalhos realizados e recebem diplomas.
Quando 2013-02-09
de 15:00 até 17:00
Onde Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 256372076
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Mostra Clubes AlpeOs participantes e os dinamizadores da quinta edição dos Clubes ALPE vão apresentar o resultado de quatro meses de formação assente num modelo de aprendizagem não-formal. A mostra de competências “Eu sei fazer – As competências tomadas visíveis nos Clubes ALPE” contará com exposições, apresentações em palco, lançamento de livro e entrega de diplomas.

Após uma intensa experiência de troca, aquisição e aprofundamento de saberes, chegou o momento de devolver à comunidade os produtos finais da quinta edição dos Clubes ALPE. A mostra de competências consiste numa apresentação formal, à comunidade em geral e às entidades empregadoras em particular, das aprendizagens desenvolvidas no âmbito dos Clubes.

No átrio da Biblioteca estará patente a exposição de fotografias “Matemática e geometria no dia a dia (Clube da Matemática), o projeto “O meu CV Digital” (Clube do Emprego) e o vídeo “O meu eu artístico”” (Clube das Artes). No palco do auditório será apresentada a performance “Yoga, porque cuido de mim” (Clube Cuidar de Mim), lançado o livro “Sinais de luz e contraluz – Registo da experiência da 5.ª edição dos Clubes ALPE” (Clube Linguagem e Comunicação) e exibida a curta-metragem “O palco da vida”. No final, serão entregues os diplomas aos participantes e dinamizadores deste projeto.

Os Clubes ALPE foram criados para possibilitar uma intervenção cada vez mais adequada junto dos inscritos da ALPE (Agência Local em Prol do Emprego de Santa Maria da Feira). Mediante um ajustamento contínuo dos programas às necessidades dos participantes, e num contexto seguro de relações estáveis, a ALPE privilegiou ferramentas educativas como a aprendizagem em grupo, a partilha de experiências de vida e a valorização de competências adquiridas.

A quinta edição dos Clubes ALPE decorreu semanalmente, entre outubro de 2012 e janeiro de 2013, num total de trinta horas, promovendo a autonomia dos participantes em cinco áreas: Emprego, Linguagem e Comunicação, Matemática, Cuidar de Mim e Artes.

Formação e emprego

A ALPE constitui-se como uma plataforma de integração das sinergias locais, nos domínios do emprego, educação/formação e criação do próprio negócio, visando promover dinâmicas e respostas adequadas às solicitações e objetivos da população do concelho de Santa Maria da Feira.

A ALPE é uma ação do Projeto Direitos & Desafios  (Contrato Local de Desenvolvimento Social) que tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, como entidade coordenadora a Casa dos Choupos - Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL e como entidades executoras a Associação de Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira e o Centro Social de Lourosa.