Espaço Famílias

Espaço de reflexão sobre os problemas ligados à família.

 

Logo espaço famílias

 

 

Neste espaço são disponibilizados os seguintes serviços: área terapêutica: Centro de Recursos Especializado; Área educativa: Clubes de Pais e Cegonha & Companhia; Área lúdica: Oficinas de Dança Inclusiva e Jogar & aprender.

 

Centro de Recursos Especializados

 

O Centro de Recursos Especializados de Apoio à Família é uma bolsa de serviços de diferentes áreas de especialidade, com vista a apoiar de forma ágil famílias em situação de crise. Com este serviço pretende­-se a constituição de uma bolsa de diferentes áreas de especialidade, disponibilizando serviços de:

  • Psiquiatria;
  • Pedopsiquiatria;
  • Terapia Familiar;
  • Mediação Familiar;
  • Assistência Pessoal (doentes neuromuscular).

 

É um serviço de atendimento e acompanhamento individualizado. Poderão ser contempladas, também, sessões de informação e sensibilização em temáticas específicas.

Destinam-se a indivíduos e famílias da comunidade em geral, em situação de crise e vítimas de vulnerabilidade social, residentes no concelho de Santa Maria da Feira.

O acolhimento dos indivíduos ou famílias será precedido de um encaminhamento técnico, efectuado mediante ficha de sinalização própria, ao qual se seguirá a marcação do agendamento.

 

Clubes de PaisClube de Pais

 

O Clube  de Pais é um espaço de partilha e debate sobre a educação dos filhos, onde os pais podem encontrar num ambiente descontraído, informal, dinâmico e criativo;  informação e reflexão sobre a complexa tarefa de educar hoje.

Através de sessões semanais, este grupo gratuito pretende debater temas como:

  • A família;
  • A comunicação;
  • A escola e o mundo do trabalho;
  • A sexualidade;
  • As toxicodependências;
  • Higiene e alimentação;
  • Influência da comunicação social, telemóveis, Internet;
  • Outros de acordo com os interesses/necessidades dos pais;

 

Destina-se a mães, pais e encarregados de educação residentes no concelho de Santa Maria da Feira. O acolhimento dos indivíduos ou famílias será mediante ficha de sinalização própria.


Logo cegonha e companhia

 

 

Cegonha & Companhia

 

 

Constitui-se como uma resposta comunitária de apoio a grávidas e pais em situação de risco/vulnerabilidade social.

Tem como principais objectivos específicos:

  • Promover a qualidade de vida na gravidez;
  • Reforçar a qualidade da interacção mãe-bebé antes e após o nascimento;
  • Promover um nascimento saudável, a preparação e a recuperação psicocorporal e o ajustamento familiar pré e pós-parto;
  • Promover o autoconhecimento, a partilha e a descoberta de competências adaptativas, cuja finalidade é a de conseguir lidar com a mudança e a transformação que o processo de gravidez e a parentalidade desencadeiam;
  • Promover a formação/inserção socioprofissional das grávidas;
  • Promover a aprendizagem/desenvolvimento de competências parentais.

 

Destina-se a grávidas e pais da comunidade em geral, em situação de vulnerabilidade social, residentes no concelho de Santa Maria da Feira.

Através da articulação e mediação com outras instituições, procura uma intervenção integrada com vista à efetiva reorganização familiar e construção de um projecto de vida saudável para as beneficiárias e suas famílias. Desenvolve, entre outras actividades: curso de preparação para o parto; curso pós-parto; visita domiciliária; mediação institucional; orientação na procura de emprego e incentivo à formação escolar e profissional.

O acolhimento das grávidas e suas famílias é precedido de um encaminhamento técnico, efectuado mediante ficha de sinalização própria.

 

Oficina de Dança Inclusiva

 

É um espaço de promoção e de integração social numa lógica de envolvimento comunitário, através da dança.

Esta ação tem como principal objectivo desenvolver uma oficina de dança para pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas e não institucionalizadas, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e facilitando a sua integração, sendo elas próprias agentes da sua inclusão.

Prevê-se, com o desenvolvimento desta oficina, uma criação artística que terá a sua maior expressão num espectáculo de apresentação à comunidade, com vista a promover a “bilateralidade inerente à inclusão social, em que a pessoa portadora da deficiência assume um papel na sociedade - bailarino – e esta adapta-se para o receber.”

Oficina Jogar & Aprender


É um espaço de promoção de estilos de vida saudáveis e de integração social através da programação Informática.

Numa lógica assente no envolvimento comunitário e na articulação entre interlocutores locais, pretende-se desenvolver uma oficina de introdução à programação informática para ensino da linguagem do futuro – o Código.

Pretende-se, também, melhorar a capacidade de resolução de problemas dos alunos e o seu desempenho escolar nas disciplinas de português e matemática, contribuindo para a diminuição das taxas de insucesso escolar e retenção, assim como contribuir para novas técnicas de aprendizagem que promovam um melhor envolvimento com o sistema de ensino. As crianças poderão desenvolver histórias, jogos e animações interactivas e partilhá-las com os outros, facilitando a aprendizagem de estratégias importantes para a resolução de problemas, a concepção de projectos e a comunicação de ideias.

Destina-se a crianças do 1.º ciclo em risco social, residentes no concelho de Santa Maria da Feira.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parceiros:

  • Centro Hospital Entre o Douro e Vouga
  • Agrupamento de Centros de Saúde Entre Douro e Vouga I
  • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
  • Cerci-Lamas
  • Fóruns Sociais de Freguesia

 

Contactos:

Projeto Direitos & Desafios 3G
Rua Ribeiras do Cáster, 12, R/C Esq., 4520-246 Santa Maria da Feira
256 365 665 / 919 680 097

 

Horário: segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.