Entrada Rede Social Contrato Local de Desenvolvimento Social - Direitos & Desafios 3G ALPE - Agência Local em Prol do Emprego

ALPE - Agência Local em Prol do Emprego

Conduzida por técnicos qualificados, a ALPE desenvolve um trabalho gratuito e de proximidade com empresas, desempregados, jovens à procura do 1.º emprego e empreendedores no âmbito do emprego, da formação, da criação do próprio negócio e do empreendedorismo social.

Foto 1 ALPE

Está desempregado?

O programa de empregabilidade acelera as pessoas para a sua integração profissional através do aconselhamento e orientação nas áreas do emprego, da educação/formação e dos estágios. Disponibiliza apoio na elaboração de documentos (curriculuns vitae, cartas de candidatura), organiza Clubes de Emprego, procede ao encaminhamento para agências de recursos humanos e para centros de formação. Organiza percursos formativos e sessões temáticas em domínios relevantes. Colabora com empresas em processos de recrutamento e seleção referenciando candidatos para ofertas de emprego e disponibiliza apoio na elaboração de candidaturas a medidas de apoio ao emprego.

Foto 2 ALPE

Está a pensar criar o próprio negócio?

O Programa de Empreendedorismo disponibiliza aconselhamento e orientação, individual e personalizado, conduzido por técnicos qualificados, nas áreas do empreendedorismo. Disponibiliza apoio técnico à criação do próprio negócio (planos de negócios, planos de comunicação / marketing) e dinamiza encontros de networking entre promotores de negócios.

Foto 3 ALPE

Tem uma ideia para resolver

um problema social?

O Programa Inovação Social + disponibiliza formação especializada e mentoria a organizações sem fins lucrativos para análise e implementação de soluções para problemas sociais.

Destinatários: pessoas em situação de desemprego, jovens à procura do primeiro emprego, empreendedores, empresas e organizações sociais.

Pontos ALPE

A ALPE Mais Perto de Si!

(clique na imagem)

ALPE - Agência Local em Prol do Emprego
Rua Moinho das Campainhas, Edif. da Cooperativa Agrícola da Feira e SJM, 1.º Andar, 4525-240 Santa Maria da Feira
256 372 076/ 913 028 299

Horário: segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Oficina PROVE+ - Promover e Vender Mais

A Oficina PROVE+ pretende promover o consumo local, através das IPSS's - Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Escolas, de produtos agrícolas produzidos pelos pequenos produtores do concelho.

Através do estabelecimento de parcerias com a Cooperativa Agrícola da Feira, Associação Portuguesa de Kiwicultores, produtores de mirtilos e outros produtores para constituição de uma rede de produtores agrícolas do concelho, que forneça as IPPS e/ou Escolas ou outros agentes sociais de referência a quem será atribuído o “selo” Responsabilidade Social - Cantinas Produção Local.

Destinatários: produtores agrícolas e IPPS e/ou Escolas.

ISCA - Incubadoras Sociais para Confeção Alimentar

Esta ação pretende apoiar o empreendedorismo através da criação de pequenos negócios de produtores de alimentos confecionados, conduzindo à sua profissionalização, e com garantia de cumprimento do HACCP - certificação da segurança alimentar, através da constituição de uma rede de equipamentos de cozinha de IPPS - Instituições Particulares de Solidariedade Social e/ou Escolas. As entidades que integram esta rede são identificadas através do “Selo” Responsabilidade Social - Apoio Empreendedor Local.

Destinatários: empreendedores.

OLInDA - Oficina Liteiros com Inovação e Design Acrescentado

A OLInDA - Oficina Liteiros com Inovação e Design Acrescentado é uma oficina de tecelagem para a construção de liteiros tradicionais com valor acrescentado ao nível da inovação e design, dirigido a pessoas em situação de desemprego. Esta oficina é realizada em parceria com a Casa das Profissões (Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Sanguedo).

Destinatários: pessoas em situação de desemprego.

Contactos:

ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria
Rua Centro Cívico Justino Portal, 1.º Andar, Largo Justino Portal, 3700-616 Oliveira de Azeméis
256 878 230

Oficina Casa Verde

A “Casa Verde” é uma oficina de cultivo, colheita e venda solidária de produtos provenientes de agricultura biológica com valor acrescentado ao nível do design e da promoção da marca “Casa Verde”, dirigida a pessoas portadoras de deficiência. Integra oficinas em agricultura biológica e visitas pedagógicas destinadas a crianças do pré escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Destinatários: pessoas portadoras de deficiência.

AMICIS - Associação de Amigos por uma Comunidade Inclusiva em Sanguedo
Rua Padre David Fernandes Coelho, n.º137, 4505-644 Sanguedo
969 210 092

Oficina High End Shoe

A “High end shoe” é uma oficina de inovação e design na área da manufatura e venda de calcado de alto nível de diferenciação (quer pela alta qualidade, quer pelo design inovador, e/ou funcionalidades especificas), correspondestes a um segmento de mercado especifico. Dirigido a pessoas desempregadas e através de um modelo de formação inovador, os participantes poderão adquirir e desenvolver competências na área da manufactura do calçado, seguido de mentoria à criação do próprio negócio (construção de websites, registos de marcas e modelos industriais, encaminhamento para linhas de financiamento e na procura de parceiros).

Destinatários: jovens em situação de desemprego.

CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Rua de Fundões, Devesa Velha, 3700-121 São João da Madeira