Entrada Notícias Candidaturas abertas - FUTURELAB EUROPE

Candidaturas abertas - FUTURELAB EUROPE

A Fundação Calouste Gulbenkian é parceira do consórcio de fundações «European Alliance for Democratic Citizenship», no período 2014-2016, e desenvolve o projeto «FutureLab Europe».

O objetivo do FutureLab Europe é promover, entre jovens profissionais com idade compreendida entre os 20 e os 30 anos, a educação para uma cidadania europeia ativa. O projeto procura que estes jovens desenvolvam as suas capacidades como cidadãos responsáveis e que dinamizem iniciativas para uma Europa democrática e sustentável.

Com o apoio do parceiro operacional European Policy Centre, o FutureLab oferece aos participantes uma oportunidade única de interagir com decisores Europeus, de enriquecer o seu percurso profissional com uma experiência única a nível europeu, de dar um contributo ativo para a construção da União Europeia e de desenvolver ideias, capacidades e redes de contacto.

Temas de debate para 2014 – 2016

  • Igualdade de Oportunidades: Assuntos Sociais, Educação e Formação;
  • Participação Política e Democracia: Cidadania Ativa, Transparência e Legitimidade;
  • Identidade Europeia no séc. XXI.

 

Metodologia

  • Fórum Anual FutureLab Europe (reunião de kick-off) – Setembro de 2015, Bruxelas;
  • Debates em diferentes capitais Europeias (Europe@Debate);
  • Participação ativa no Blogue FutureLab.

 

Com exceção da viagem para Bruxelas para participar no Fórum Anual FutureLab Europe, os custos inerentes à participação dos jovens (outras deslocações, estadia, alimentação) são assegurados pelas fundações promotoras do projeto. No caso dos candidatos portugueses, a Fundação Calouste Gulbenkian poderá viabilizar os custos não cobertos (ex. viagem para Bruxelas).

Os interessados poderão consultar a informação completa e apresentar a sua candidatura, em Inglês, através do website do FutureLab Europe

As candidaturas decorrem até 2 de março de 2015.

É dada preferência à candidatura de jovens que tiveram ou tenham uma ligação às fundações promotoras (alumni affiliation). Não sendo este um critério de exclusão, a Fundação Calouste Gulbenkian pode, no entanto, validar a apresentação de candidaturas de jovens portugueses que, não tendo nenhuma ligação as atividades da Fundação Gulbenkian, tenham interesse em apresentar uma candidatura, desde que assegurados os outros requisitos. A decisão final sobre as candidaturas é do consórcio de fundações promotoras.

Para mais informações, os candidatos portugueses podem contactar:

Ana Barcelos Pereira
Fundação Calouste Gulbenkian
Gabinete do Presidente
Avenida de Berna, 45-A
PT - 1067-001 Lisboa
[+ 351] 21 782 35 40